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terça-feira, 23 de abril de 2024

Prefeitura discute nesta quarta a inclusão escolar da criança com deficiência

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21/10/2014 15h22 – Atualizado em 21/10/2014 15h22

Assessoria

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação realiza nesta quarta-feira (22) o evento “relatos e experiências”, que visa uma discussão sobre a inclusão da criança com deficiência no contexto escolar. O evento será realizado na Câmara de Vereadores, a partir das 19h e é aberto ao público em geral.

Foram convidados para a discussão pais de alunos das escolas municipais, alunos, professores, coordenadores, diretores, integrantes do Núcleo de Educação Especial e Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

O evento está sendo organizado pelo Núcleo de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão da Secretaria Municipal de Educação.

Uma das organizadoras do evento, a professora Cristina Pires Ávila Santana, explica que a inclusão escolar constitui uma proposta que representa valores simbólicos importantes, condizentes com a igualdade de direitos e de oportunidades educacionais para todos, mas encontra ainda sérias resistências. “Estas se manifestam, principalmente, contra a ideia de que todos devem ter acesso garantido à escola comum”, explica.

O desafio, segundo ela é operacionalizar a inclusão escolar, de modo que todos os alunos, independentemente de classe, raça, gênero, sexo, características individuais ou necessidades educacionais especiais, possam aprender juntos em uma escola de qualidade. “É o grande desafio a ser enfrentado, numa clara demonstração de respeito à diferença e compromisso com a promoção dos direitos humanos”, destaca.

Cristina lembra que pelos relatos de pais, professores e pela experiência vivenciada se observa que o convívio escolar permite a efetivação das relações de respeito, identidade e dignidade. Assim, para ela, é sensato pensar que as regras que organizam a convivência social de forma justa, respeitosa, solidária têm grandes chances de aí serem seguidas. “O evento será uma possibilidade de diferentes segmentos refletir angustias, desafios, percepções, convicções e expectativas com relação à inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na escola comum”, explica.

Desta forma os objetivos do encontro é firmar e ampliar o compromisso político com a educação inclusiva; fomentar atitudes pró-ativas das famílias, alunos, professores e da comunidade escolar em geral; superar os obstáculos da ignorância, do medo e do preconceito; divulgar os serviços e recursos educacionais existentes; difundir experiências bem sucedidas de educação inclusiva e ouvir os diversos segmentos de apoio à inclusão escolar.

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