22.5 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Primeiro trans operado durante a Ditadura faz palestra em Dourados

- Publicidade -

26/08/2015 08h20 – Atualizado em 26/08/2015 08h20

Primeiro trans operado durante período da Ditadura faz palestra em Dourados

Em comemoração ao Dia do Psicólogo, o curso de Psicologia da UNIGRAN, com apoio do Conselho Regional – CRP/MS, realiza nos dias 27 e 28 de agosto palestra e curso com João W. Nery, que é o primeiro homem trans a ser operado no Brasil. Os temas trabalhados serão: “A Invisibilidade da Pessoa Trans” e “(Des) Educando Corpos e Gêneros”.João W. Neryé psicólogo, consultor em Gênero e Transexualidade, escritor e ativista dos Direitos Humanos.

Conforme a coordenadora do curso, Rosemeire Martins, a ideia é discutir o tema para que as pessoas e, principalmente os acadêmicos, possam ser sensibilizadas frente a essa temática.

O palestrante vai falar sobre a invisibilidade que as pessoas tratam quem tem uma direção diferente na vida.O mais interessante é que ele não coloca as coisas de uma maneira dramática, mas sim, de uma forma real, até pela própria experiência”, afirma Rosemeire.

A proposta do evento é trabalhar identidade e questões de cultura.De acordo com a coordenadora, o assunto está em pauta no momento, então ouvir um profissional que tem conhecimento e perspectiva da causa é fundamental.

O evento é aberto à comunidade acadêmica,aos profissionais tanto da área da Saúde, quanto da Educação, e à população que tem interesse pelo assunto. As inscrições estão sendo feitas na coordenação do curso de Psicologia da UNIGRAN. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3411-4109 ou 3411-4268.

João W. Neryé

Aos 27 anos, ele foi ao cartório e tirou uma nova documentação com nome masculino, como se nunca tivesse sido registrado. Ao negar a identidade feminina, perdeu também todo seu histórico escolar. “Fui educado em bons colégios do Rio de Janeiro, me formei em psicologia, fazia mestrado e dei aula em três faculdades. Mas quando fiz novos documentos me tornei um analfabeto perante a lei”, conta João em reportagem ao site Catraca Livre

João dá palestras em todo Brasil e é autor do livro Viagem Solitária – Memórias de um transexual trinta anos depois.

Projeto de Lei

O projeto de lei, também conhecido como lei João S. Nery, quer garantir que qualquer pessoa seja reconhecida e tratada pela sua identidade de gênero. O objetivo é que travestis, transexuais e transgêneros possam solicitar a retificação dos seus documentos e a emissão de uma nova carteira de identidade através de um trâmite simples no cartório e sem necessidade de intervenção do judiciário. Atualmente é preciso ter realizado a cirurgia e ter laudos que comprovem a transexualidade. Como a decisão se baseia apenas na jurisprudência, as pessoas trans ainda dependem da boa vontade de um juiz para a troca de nome e gênero nos documentos.

Primeiro trans operado durante a Ditadura faz palestra em Dourados

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights