22.5 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

Projeto “Rosa Pink” oferece serviços a pacientes de câncer

- Publicidade -

15/09/2014 07h32 – Atualizado em 15/09/2014 07h32

Utilizar maquiagem no rosto, passar batom nos lábios ou arrumar o cabelo podem ser tarefas simples e rotineiras para qualquer mulher. Porém, para quem enfrenta o processo de tratamento de um câncer, é natural que deixe de lado ou até mesmo esqueça a vaidade e a beleza física. Pensando em melhorar a autoestima das mulheres no Hospital do Câncer em Dourados, o curso de Estética e Cosmetologia da UNIGRAN promove o Projeto Rosa Pink.

Pacientes oncológicos apresentam alterações na pele devido ao tratamento da quimioterapia e radioterapia. Queda do cabelo, ressecamento da pele e escurecimento das unhas são as principais alterações que ocorrem durante o tratamento. “Com esse projeto buscamos ensinar técnicas de auto maquiagem, fazer uma maquiagem para correção da pele que vai disfarçar a aparência doente”, explica a professora responsável pela atividade, Priscilla Fracalossi Riguetti.

As acadêmicas do 4º e 6º semestre maquiaram as pacientes oncológicas tomando todos os cuidados necessários, como por exemplo, utilizando maquiagem hipoalergênica. Conforme a professora, não tem problema usar maquiagem, “desde que utilize produto hipoalergênico, testado dermatologicamente, que esteja dentro do prazo de validade, são cuidados que adotamos para não comprometer a saúde da pele”. Vilma tem 57 anos e está fazendo o tratamento de quimioterapia. Para ela, ser maquiada “foi muito bacana.Tem muita gente deprimida e isso eleva nossa autoestima. A minha colega mesmo não queria fazer, mas ela viu fazendo,mudou de ideia e quis fazer também”.

De acordo com a enfermeira responsável e técnica de quimioterapia do Hospital do Câncer,Idalina Ferrari Junior, o HC sempre quis fazer projetos neste sentido e a parceria com a UNIGRAN contribuiu.“Sempre buscamos fazer com que os pacientes sejam melhor atendidos, que se sintam melhores, com a autoestima elevada, que se sintam mais acolhidos e mais valorizados, então esse projeto vem buscando isso”.

A enfermeira avalia que os pacientes em tratamento são carentes de carinho, como qualquer outra pessoa.“Esse acolhimento, essa atenção que o outro dá para o paciente e para o acompanhante é importante. Faz com que ele se sinta amado, bem atendido e fica mais confiante, e isso colabora para o tratamento”, ressalta Idalina.

Doações de lenços

Cada paciente que participa do projeto recebe um lenço como um brinde por ter participado.Os lenços foram doados pela comunidade. A Clínica de Estética da UNIGRAN está arrecadando mais lenços para fazer as doações.

Quem puder contribuir é só levar na Clínica ou ligar no telefone (67) 3411-4201.

Projeto "Rosa Pink" oferece serviços a pacientes de câncer

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights