18.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Reforma da Catedral Imaculada Conceição inicia semana que vem

- Publicidade -

31/07/2014 17h51 – Atualizado em 31/07/2014 17h51

Reforma da Catedral começa semana que vem

Flávio Verão

A reforma interna da catedral Imaculada Conceição começa na semana que vem. A partir de segunda-feira as missas passarão a ser realizadas no salão paroquial sempre nos mesmos horários até a conclusão das obras, prevista para junho do ano que vem.

De acordo com o padre Crispim Guimarães, pároco da Catedral, boletos estão sendo confeccionados para os fiéis ajudarem na reforma e um almoço festivo em comemoração ao Dia dos Pais e dos Padres, neste domingo, terão suas rendas convertidas para a reforma. O almoço será no salão da paróquia a partir das 11 horas e o convite é R$ 20.

Pelo projeto, serão reformados o telhado, o forro, as paredes, o vitral da frente, três vitrais que ladeiam o altar, além do coro que terá o piso trocado. Será também colocado um revestimento de pedras nas paredes para evitar sujeira das mãos e dos pés, quando as pessoas encostam-se durante as missas, evitando que a igreja precise ser pintada a cada dois anos.

A última reforma da Catedral foi realizada há mais de 12 anos. Como o telhado está bastante comprometido, com muitas telhas quebradas, será necessário fazer a troca, bem como colocar vigas de ferro, para poupar o madeiramento já existente.

Essa reforma, segundo padre Crispim, será bem mais completa, não havendo a necessidade da Catedral passar por obras daqui uma década. “A reforma da Catedral será realizada pela empresa Zanon & Zanon & Cia Ltda, que trabalha quase que exclusivamente com igrejas. Esta empresa é a mesma que fez a Igreja de Laguna Carapã. Recentemente reformaram várias Catedrais, dentre elas as de Porto Alegre e Toledo”, disse o pároco, acrescentan-do que o trabalho necessita de mão de obra especializada.

Com a reforma, o som da Catedral será digital. De acordo com o projeto, haverá todo um trabalho acústico para que o som seja um dos destaques. Durante recente fiscalização foi constatado que o telhado está muito deteriorado. O forro, que é de compensado, tomou muita chuva e apodreceu, e em alguns lugares o cupim tomou conta, colocando em risco a vida dos fiéis. Nas paredes também foi utilizado compensado que igualmente foram molhados pelas chuvas, criando problemas de infiltração, e prejudicando a sonoridade do ambiente.

Toda a obra, segundo o padre Crispim, será custeada com a colaboração dos próprios fiéis e pela igreja, por meio de atividades festivas que serão realizadas no decorrer do ano.

Padre Crispim diz que as obras vão até junho do ano que vem

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights