16.1 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Roda de conversa debate humanização do SUS

- Publicidade -

12/04/2014 06h58 – Atualizado em 12/04/2014 06h58

Profissionais da residência multiprofissional do Hospital Universitário da UFGD e da filial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), participaram na tarde de ontem de uma roda de conversa sobre a humanização do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento fez parte das ações da Semana Nacional de Humanização, que começou no dia 7 de abril e se encerrou nesta sexta-feira (11).

A roda de conversa, realizada na sala de aula da biblioteca do HU/UFGD, foi organizada pelas professoras Catia Paranhos e Luciana Leonetti, ambas do curso de Psicologia da UFGD. O objetivo, segundo elas, foi debater a humanização em três eixos: participação social, trabalho e gestão.

O encontro teve a participação de aproximadamente 25 residentes das áreas de saúde indígena e atenção cardiovascular. Os participantes relataram e discutiram as políticas de humanização do Ministério da Saúde e fizeram uma relação com a vivência no atendimento de pacientes do HU e de outras unidades de saúde.

A professora Cátia Paranhos explica que já são muitos os avanços com relação à humanização do atendimento no SUS. Entre as conquistas, ela cita o direito da gestante de ter um acompanhante de sua preferência antes, durante e depois do parto; as visitas e acompanhantes durante qualquer internação e também o cuidado de promover um tempo de “despedida” dos familiares no caso de pacientes que vão a óbito. “Para promover a humanização, é preciso mudar a assistência, incluindo a gestão e a postura dos trabalhadores de saúde”, explica.

Segundo ela, essa é uma discussão que já vem acontecendo na residência multiprofissional e também com alunos do curso de Psicologia da UFGD. “É preciso que o trabalhador em saúde pense o seu trabalho e tenha compromisso com o que faz, transformando a relação com o paciente”, acrescenta.

Humanização

A Política Nacional de Humanização existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

A Semana Nacional de Humanização é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com a realização de diversos eventos em todo o país. Parte desses trabalhos está sendo divulgada na página http://www.redehumanizasus.net/.

Roda de conversa no HU/UFGD debateu humanização no SUS

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights