18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Rui Matsuda é o novo General de Brigada em Dourados

- Publicidade -

12/04/2014 14h05 – Atualizado em 12/04/2014 14h05

Rui Matsuda é o novo General da 4ª Brigada Guaicurus em Dourados

Flávio Verão

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurus, trocou de comando na manhã deste sábado. Assumiu o quartel o general de brigada Rui Yutaka Matsuda, em substituição ao general Lourival Carvalho e Silva, que foi promovido para a Diretoria de Educação Técnica Militar para a formação de Sargentos, no Rio de Janeiro.

O novo general veio de Brasília, onde estava lotado no Estado-Maior do Exército (EME) que é o Órgão de Direção Geral responsável pela elaboração da Política Militar Terrestre . A cerimônia de troca de comando ocorreu às 10h30 na sede da 4ª Brigada e reuniu militares e civis.

Em seu discurso de despedida, o general Carvalho destacou os desafios vencidos e agradeceu todos aqueles que contribuíram para a Brigada prosperar. “Fica na lembrança as amizades, a camaradagem; e deixo o comando com o sentimento de dever cumprido”, disse.

Nos dois anos que esteve à frente da Brigada, Carvalho destacou ainda o processo de implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), sediado em Dourados. “Sei que o general Rui Matsuda, diante da sua competência, irá dar continuidade nesse tão importante trabalho”, ressaltou.

Por meio do Sisfron, o Exército conquistou mais de 300 viaturas novas, além de Centros de Operações que estão sendo construídos em Dourados, Nioaque, Bela Vista, Ponta Porã e Amambai. Equipamentos de alta tecnologia, como sensores, câmeras de alta precisão, radares e torres de internet também passaram a integrar o quadro de investimentos na Brigada, todos eles para combater o tráfico de drogas entre outros ilícitos nas fronteiras do país.

Matsuda disse que assume a Brigada com a missão de dar continuidade ao projeto Sisfron, como forma de torná-lo referência. A previsão é de que até 2015 o projeto em sua totalidade seja implantado em Mato Grosso do Sul na faixa de fronteira que liga Mundo Novo a Caracol. Depois de implantado, o Exército terá o desafio de monitorar permanentemente as fronteiras terrestres, que se estendem por 17 mil quilômetros ao longo de dez países, 11 Estados e 588 municípios brasileiros. Em Mato Grosso do Sul são 900 quilômetros de fronteira entre Paraguai e Bolívia, onde o Sisfron deverá ser implantado.

Troca de comando ocorreu na manhã deste sábado, na 4ª Brigada

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-