30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde de Dourados amplia exames no 1º atendimento a gestantes

- Publicidade -

25/07/2014 13h59 – Atualizado em 25/07/2014 13h59

Assessoria

As unidades básicas de saúde da Prefeitura de Dourados oferecem teste rápido de HIV e Sífilis logo no primeiro atendimento às gestantes que realizam o pré-natal na rede pública. Para isso, os profissionais que atuam nos postos são capacitados.

Diferente dos demais usuários que devem procurar o programa municipal que cuida especificamente das doenças sexualmente transmissíveis, as gestantes já fazem o teste rápido no primeiro atendimento realizado na unidade básica de saúde mais próxima de casa. A estratégia visa garantir a saúde da mãe e do bebê, e a melhoria na qualidade do pré-natal oferecido na rede pública.

Se diagnosticado de forma precoce que a parturiente possui alguma das doenças, é possível realizar em tempo o tratamento adequado. Desta forma, ajuda a reduzir a possibilidade de problemas durante a gestação em decorrência de HIV ou Sífilis, e a transmissão das doenças de mãe para filho. A prática atende ao que estabelece os princípios da Rede Cegonha, implantada no município.

CAPACITAÇÃO

Para que os profissionais estejam preparados para este tipo de atendimento, todos passam por treinamento antes de fazer o procedimento. Aos novos profissionais da rede que ainda não possuem a capacitação, esta será ofertada pela Secretaria Municipal de Saúde na próxima semana.

A “Oficina de Capacitação de Executores para Testes Rápidos HIV e Sífilis na Rede Cegonha” será ministrada a 24 funcionários de nível superior das ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e Unidades Básicas de Saúde de Dourados. Também vão participar 66 servidores das secretarias de Saúde de 33 municípios da macrorregião, para que o serviço seja implantado também nestas unidades.

A capacitação será nos dias 29 (terça-feira) e 30 (quarta-feira), das 7h às 11h e das 13h às 17h, na sede da Unigran. Haverá aulas teóricas sobre as doenças e a abordagem às mães no pré e pós-teste, além de aulas práticas em laboratórios da instituição.

 Teste rápido de HIV e sífilis é realizado em gestantes nas unidades básicas de saúde de DouradosCrédito: A. Frota​

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-