26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

‘Trabalho do advogado é preventivo e vai além dos tribunais’, diz Azuma

- Publicidade -

14/08/2015 15h53 – Atualizado em 14/08/2015 15h53

Flávio Verão

Muitas pessoas só recorrem aos serviços de advogado quando o problema vem à tona. Para acabar com esse hábito cultural, a OAB/Dourados lança uma campanha institucional que difunde as vantagens e os benefícios da contratação de um profissional pelos cidadãos. A campanha pretende popularizar a procura por escritórios de advocacia e demonstrar que, em inúmeros casos, a presença de um advogado é garantia de sucesso e proteção.

Em visita ao Dourados Agora, o presidente da OAB/Dourados, Felipe Azuma, diz que o trabalho do advogado também é preventivo e vai além dos tribunais. “Além de alertar para os riscos de contratos celebrados sem a assessoria de um advogado, a campanha esclarece que o papel do profissional tem importante desempenho em várias circunstâncias da vida dos cidadãos”, explica.

O estímulo da advocacia preventiva é uma forma de reduzir os litígios e consequentemente desafogar o judiciário. A OAB/Dourados criou uma cartilha em que traz em linguagem simples e ilustrativa, através de diálogos entre personagens, histórias reais referentes a aposentadoria, a contratos e a casos de família que poderiam ser resolvidos ou prevenidos se tivessem assessoria de um advogado.

Com 22 páginas, o material está sendo distribuído no comércio, no shopping. O texto da cartilha foi criado pelo presidente Felipe Azuma e conta com roteiro dele e da vice-presidente Edna Bonelli.

De acordo com Azuma, a cartilha apresenta o caso de uma pessoa idosa que tem a aposentadoria negada pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). “Quando isso acontece o próprio atendente do INSS pede para o cidadão recorrer no Juizado Federal, com uma ação. Sem assessoria particular, essa pessoa pode perder novamente recurso”, diz o presidente da OAB.

Outro problema para quem decide resolver tudo sozinho é a linguagem jurídica, de difícil interpretação de pessoas leigas no assunto ao Direito. “Se esse cidadão tivesse contratado um advogado, ele teria mais chances de ganhar a causa (aposentar), e, caso perdesse a demanda teria alguém para recorrer”, esclarece.

O intuito da cartilha vem com a proposta de conscientizar as pessoas a procurarem um advogado antes de tomar decisões que tenham repercussões jurídicas, evitando danos pessoais e prejuízos materiais. Outro exemplo citado no material são os contratos elaborados em empresas.

Devido a falta de requisitos e cláusulas que resguardam o direito, empresários tem recorrido a escritórios de advocacia somente após a confecção desses documentos, seja por conta própria ou com a ajuda de pessoas não habilitadas. “Cada contrato tem suas particularidades, por isso é necessário procurar um advogado antes de celebrar qualquer transação”, afirma Azuma.

Advogado Fernando Portes e o presidente da OAB/Dourados, Felipe Azuma, durante visita ao Dourados AgoraFoto: Cido Costa

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-