28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

UFGD inaugura prédio para cursos indígenas e do campo

- Publicidade -

11/08/2014 16h24 – Atualizado em 11/08/2014 16h24

Na presença de professores, técnicos, estudantes e convidados, o reitor Damião Duque de Farias entregou o prédio de 1.537 metros de área construída

da Assessoria

Formalizando seu compromisso em abrir as portas da Universidade para todas as comunidades, a UFGD inaugurou na manhã de hoje (11) o prédio da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), a 11ª faculdade da Instituição, implantada em 2012, fruto de seu diálogo com os movimentos sociais em prol da dignidade dos povos indígenas e do campo.

Na presença de professores, técnicos, estudantes e convidados, o reitor Damião Duque de Farias entregou o prédio de 1.537 metros de área construída, com salas de aula, de estudo, de vídeo e de informática, banheiros, cozinha/copa, área administrativa, almoxarifado, zeladoria, ambientes multimídia e laboratórios de línguas e culturas.

Ainda na ocasião, o professor assinou uma ordem de serviço para iniciar a segunda fase de obras, que vão concluir o espaço destinado aos cursos e ações da Faculdade, com expectativa de que a construção esteja finalizada até o meio do próximo ano.

“Temos alcançado um conjunto de vitórias nas mais diferentes áreas da UFGD e que impactam de forma considerável na região. Essas conquistas são coletivas e muito orgulham a nós que trabalhamos e estudamos aqui. Uma delas está sendo celebrada hoje, demonstrando o compromisso da Instituição com os movimentos sociais, que representam setores da sociedade historicamente marginalizados”, comemorou o reitor.

Simbolicamente, as etnias Guarani e Kaoiwá presentes no evento realizaram uma cerimônia de batismo indígena, com cânticos e danças, a fim de abençoar o local que será ocupado por seus estudantes e professores. Ato que para o docente Antônio Dari Ramos, diretor da FAIND, significa exatamente a tomada do prédio. “Porque é isto que queremos: que a FAIND tenha cheiro de fumaça, de lona, de mato. Uma FAIND das comunidades indígenas e do campo”.

Etnias indígenas batizam e abençoam o novo prédio da Faculdade Intercultura Indígena da UFGD (Foto: Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-