22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitamina D pode ajudar na prevenção da demência

- Publicidade -

26/11/2014 08h01 – Atualizado em 26/11/2014 08h01

Devido ao aumento da longevidade a demência é uma realidade que ameaça o bem estar dos idosos e suas famílias. Segundo alguns estudos, a suplementação com Vitamina D pode atrasar ou prevenir o declínio cognitivo e a demência na população idosa.

Neurologista e médicos em geral têm agora a possibilidade de usar a Vitamina D como estratégia com potencial custo/beneficio para prevenir e tratar as doenças neuro degenerativas.

Na revista Neurology,5 NoV. 2014,vem publicado um artigo que pretende demonstrar a hipótese de que a deficiência de Vitamina D está associada a maior risco de declínio cognitivo.

O estudo envolveu uma população de 1927 idosos com capacidades mentais intactas, acompanhados durante 4 anos e 4 meses, sendo avaliados periodicamente, com determinação dos níveis de Vitamina D e da função cognitiva com Mini-Mental State Examination(MMSE).

Os idosos com deficiência de Vitamina D, valor inferior a 20ng /l ou com insuficiência, valores de Vitamina D entre 20 a 30 ng/ ,foram mais susceptíveis ao declínio cognitivo, determinado pela MMSE, do que os participantes com níveis de Vitamina D superior a 30ng /L.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-