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quinta-feira, 28 de março de 2024

Como a empresa pode evoluir – Cersi Machado

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Cersi Machado*No mundo empresarial, a expressão “organização do aprender” está em alta. As mudanças geradas nos dias atuais fazem com que as empresas tenham que inovar e se antecipar ao novo mundo. Antigamente falava-se que as grandes empresas irão dominar o mercado excluindo as pequenas. Hoje sabemos que as empresas mais ágeis irão excluir as empresas mais lentas. Profissionais de qualquer área empresarial precisam se preparar constantemente para acompanhar o ritmo das mudanças. Aprender continuamente propicia a transformação do indivíduo à transformação organizacional. Uma empresa que estabelece a cultura da aprendizagem estará fornecendo bases para que seu pessoal desenvolva suas capacidades para produzir resultados compensadores.

Peter Senge, diretor do programa pensamento sistêmico e aprendizado organizacional da Sloan School of Management – Massachusetts Institute of Technology, autor do Best Seller “A Quinta Disciplina – A Arte e Prática da Organização do Aprender”, apresenta cinco princípios fundamentais para a formação de uma organização que aprende constantemente.

Segundo o autor, o primeiro princípio, ou disciplina, é construir uma visão de futuro. Empresas precisam saber para onde estão indo. As organizações, assim como os seres humanos, precisam ter sonhos inspiradores. Mas não basta apenas ter a visão. É extremamente importante o compartilhamento e o nivelamento da visão para todos os envolvidos, buscando a sinergia e o comprometimento.

O segundo princípio, aprender por equipes, ou seja, todos unidos e motivados na direção dos mesmos objetivos. A força da equipe deve superar as deficiências técnicas através da integração, comunicação eficiente e competências direcionadas para transformar os resultados. Desta forma o grupo deixa de existir para nascer uma equipe – um conjunto de pessoas maduras e focadas nos mesmos propósitos.

O terceiro está relacionado com os modelos mentais que devem ser criados para superar os paradigmas antigos, obsoletos e limitados. É preciso renovar as crenças para que decisões e ações sejam mais efetivas. Muitas vezes as empresas não saem do lugar porque estão orientadas em crenças limitantes que dificultam o próprio crescimento.

O quarto princípio é sobre a maestria pessoal: ter o compromisso constante com o melhoramento de suas habilidades. Isso leva a não aceitar atividades mal feitas e acreditar que é possível fazer melhor a cada dia. Sair da eficiência – fazer certa a coisa – para a eficácia – fazer a coisa certa.

O quinto princípio é o pensamento sistêmico, diferente do pensamento linear costumeiro da maioria das pessoas. É saber ver as partes que compõem o todo, perceber os sistemas e os processos, ampliando a percepção. Não podemos esquecer de um fator fundamental, que é a base para que as disciplinas de Peter Senge sejam colocadas em prática: A qualidade do estado do profissional. Quando destaco o estado estou me referindo a maneira como cada indivíduo se coloca para buscar objetivos, sejam eles pessoais, ou de equipe, porque a atitude da uma pessoa diante da vida dependerá da qualidade do estado em que ela se coloca para tal. Cada profissional precisa estar bem consigo mesmo, com a família e a sociedade. Deve ter uma boa saúde física e emocional. E também fica mais difícil um colaborador se comprometer com a visão de futuro de uma empresa se na própria vida dele não existe uma visão/sonho. É preciso inspiração nas tarefas dos líderes e uma constante comunicação sobre os resultados e efeitos que serão obtidos com as conquistas dos objetivos.

É necessário criar um ambiente lingüístico adequado e coerente com as metas que levam a realização daquilo que foi escolhido. Se todos na empresa aprenderem a colocar o melhor significado o estado de cada individuo será o veículo que despertará o melhor de cada um. Se tiver importância o potencial interior de cada membro envolvido começará a ser mobilizado para ações efetivas. Mas o resultado desejado deverá estar claro, com riqueza de detalhes sobre como todos vivenciarão as conquistas. Para que a empresa evolua as pessoas é que deverão evoluir primeiro.

Quanto mais os profissionais se desenvolvem com o foco nos objetivos, aprendendo a criar estados de riqueza interior para agir, mais fortalecida e segura fica a empresa diante dos desafios diários. Portanto, os gestores não devem ficar esperando que a empresa se desenvolva sozinha porque isto é perder tempo, e tempo é vida. Investir corretamente nas pessoas, criar um ambiente estimulador com os resultados das conquistas apresentados claramente, fará com que a empresa se torne um lugar onde o trabalho será visto com prazer e satisfação.*Consultor, palestrante e coach pessoal. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência. (www.sbn eurocie ncia.com.br), Master em Neurolingüística – PNL, Hipnoterapeuta pela Metaforum International – Alemanha e pelo Imerj – Rio de Janeiro, Emotólogo e Administrador de Empresas. Site: www.cersim achado.com. E-mail: cersi@cersimacha do.com

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