19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Escolas têm 457 casos de violência

- Publicidade -

Cristiane Guimarães*A incidência da criminalidade nas escolas municipais e estaduais de Dourados tem preocupado pais e professores. Em 185 dias letivos deste ano a Guarda Municipal (GM) atendeu 457 ocorrências escolares, cerca de três por dia. Deste total, 95 casos tiveram de ser encaminhados para a Delegacia do Menor ou para o Conselho Tutelar.

A maioria dos casos é de agressão e perturbação da ordem. As brigas entre gangues estão mais comuns e violentas. Tanto que a GM apreendeu duas armas de fogo e cinco armas brancas (facas) com estudantes menores de 18 anos.

Além do número ser alto, o fato de 247 ocorrências terem acontecido em escolas municipais assusta ainda mais a comunidade, já que nestas instituições estudam crianças com até 12 anos de idade.

Dourados conta com 40 escolas municipais. Segundo dados da GM, quatro delas se destacam como as que mais solicitaram o apoio policial para resolver situações de conflito. A Escola Municipal Professora Clori Benedetti de Freitas, no Jardim Jóquei Clube; Escola Weimar Gonçalves Torres, no Jardim Clímax; Etalívio Penzo, no Parque das Nações II e a Avani Cargninelutti Fehlauer, no Jardim Flórida.

Para o secretário municipal de Educação, Leopoldo Van Suypene, o fato das instituições de ensino do município acionarem com mais freqüência a Guarda Municipal não significa que elas são as campeãs em violência escolar.

“Preocupada com os índices, a Secretaria fez uma parceira com a Guarda para reforçar o policiamento nas escolas. Desta forma os diretores se sentem à vontade para acionar a GM em qualquer situação e, em grande parte dos casos, as ocorrências acontecem nas redondezas da escola em horário de entrada ou saída de aula”, explica ele.

Já nas escolas estaduais a Guarda atendeu 183 casos, 27 deles foram encaminhados para a Delegacia do Menor ou Conselho Tutelar. Entre as campeãs de ocorrências se destacam três escolas. Escolas Estadual Presidente Vargas, centro; Tancredo Neves, no Parque da Nações e Vilmar Vieira de Mattos, no BNH 4º Plano.

Para coibir a violência, a Guarda Municipal realiza patrulhamento nas escolas em horário de entrada e saída de aula. Pessoas suspeitas são revistadas. Até agora foram realizadas 5.029 visitas. Segundo o comandante da GM, Sargento PM Rui Zanco, o efetivo aumentou para dar conta do trabalho. “Colocamos mais guardas na rua. Agora são três equipes exclusivas para as escolas, uma em cada turno”, garante Zanco.
*O PROGRESSO

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-