24.9 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Cia Blanche Torres é selecionada para o Circuito “Dança no Mato”

- Publicidade -

02/09/2014 08h49 – Atualizado em 02/09/2014 08h49

Divulgada lista dos selecionados para Circuito “Dança no Mato”

Os selecionados na categoria espetáculo completo são: Vinícius Souza Barboza – Cinese Cia de Dança; Blanche Maria Torres – Cia Blanche Torres; Associação Cultural Dançurbana – Cia Dançurbana

Douradosagora

Já foram selecionados os espetáculos que comporão a programação do Circuito “Dança no Mato”, projeto executado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e que percorrerá o Estado a partir deste mês.

Foram recebidas e analisadas nove propostas. Os selecionados na categoria espetáculo completo são: Vinícius Souza Barboza – Cinese Cia de Dança; Blanche Maria Torres – Cia Blanche Torres; Associação Cultural Dançurbana – Cia Dançurbana. Já os escolhidos na categoria coreografias foram: Patrícia Albuquerque de Almeida – Grupo Jovem Beatriz de Almeida; Elinei de Souza Morais – Grupo Bailah; Irineu de Castro Queiros Junior – Conexão Urbana; Reginaldo Borges – Expressão de Rua; Moreira e Miyahira – StreetPop.

A Comissão foi formada por Suzana Nazaret Dolabani Leite, diretora do Ballet Só Dança Auxiliadora e Ballet Dom Bosco; Mirian Lange Noal, coordenadora do Curso de Especialização e Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Renata Wilwerth Leoni, bailarina e produtora cultural.

Os oito grupos, companhias de dança, coletivos e artistas selecionados contam com atividades comprovadas em Mato Grosso do Sul. Os espetáculos e coreografias serão apresentados em 15 municípios do Estado a partir do mês de setembro.

As propostas foram enquadradas nas seguintes categorias: espetáculos completos, de 30 a 60 minutos de duração e coreografias, de no mínimo 15 e máximo 30 minutos. Três grupos realizarão duas apresentações de espetáculos completos e dois “diálogos” e cinco grupos ou artistas para realização de cinco apresentações de coreografias.

As propostas de diálogo podem ter formatos diferenciados, tais como improvisações, workshops, palestras “vivas”, intercâmbio com grupos locais, podendo ser abertas ao público ou não. O número máximo de integrantes nesta categoria não ultrapassa 20 pessoas, consideradas equipe técnica e coordenadores.

O Circuito “Dança no Mato” é um projeto que apresenta para a população do Estado um painel da produção da dança sul-mato-grossense, contribuindo para a formação de plateia, a cooperação e o intercâmbio entre os realizadores locais, estimulando a formação de novos grupos por meio de ações alternativas, pesquisas e troca de informações.

“O objetivo deste projeto é dar visibilidade às expressões contemporâneas da dança, reconhecendo e garantindo o destaque à pluralidade cultural de nosso Estado”, explica o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros. Outras informações no Núcleo de Dança da Fundação de Cultura, com a coordenadora Julia Aissa, pelo telefone (67) 3316-9169.

Itinerante

A Cia Blanche Torres vai apresentar neste mês, o espetáculo “Dialeto Manoelês” em quatro cidades de Tocantis. Dia 10, serão duas apresentações na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, em Palmas. Dia 11, no Centro Cultural Durval Godinho, em Porto Nacional; dia 12, no Centro Cultural Mauro Cunha de Gurupi e dia 14, no Colégio Santa Cruz de Araguaína.“Dialeto Manoelês” recebeu investimento da Fundação Nacional das Artes (Funarte), ligada ao Ministério da Cultura. A Cia Blanche Torres foi contemplada com o prêmio Klauss Vianna de dança na categoria circulação.

O espetáculo de dança da Cia Blanche Torres utiliza recursos de multimídia e que teve como fonte de inspiração a poética de Manoel de Barros.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights