22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Festival de Inverno de Bonito revela atrações nacionais da 15ª edição

- Publicidade -

09/07/2014 09h34 – Atualizado em 09/07/2014 09h34

Karina Lima

Divulgadas ontem a programação de apresentações e as atrações nacionais que irão participar do 15º Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 30 de julho a 3 agosto. As atrações sul-mato-grossenses, selecionadas pela Fundação de Cultura por edital, serão divulgadas no dia 11 de julho.

A edição 2014 trará em sua programação artistas brasileiros que fizeram parte dessa trajetória nas áreas de música, teatro, dança, literatura, arte pública, entre outras manifestações culturais. A grande homenagem dessa edição será o Rio Formoso – personagem mais importante da história de Bonito.

Diferente das edições anteriores, o evento contará com uma estrutura na Grande Tenda de shows com dois palcos, além do túnel cenográfico, espaço cênico e recursos de projeção mapeada, além de instalações, pavilhão de artesanato e Mostra de Design e Moda de Mato Grosso do Sul.

Shows musicais da Grande Tenda

30 de julho

Alceu Valença – Show: Forró Lunar

É o show em que Alceu apresenta sua vertente ligada ao sertão e ao agreste, sucesso absoluto durante o período das festas juninas. Além de músicas que reafirmam Alceu como um renovador do cancioneiro nordestino – Coração Bobo, Embolada do Tempo, Cavalo de Pau, Forró Lunar – Alceu interpreta os mestres supremos do gênero: Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. E tome xote, baião, forró, embolada e afins.

31 de julho

Maria Rita – Show “Coração a Batucar”

Sete anos depois de Samba Meu, acaba de lançar Coração a Batucar, sua segunda incursão pelo mais brasileiro dos gêneros musicais. Quer reproduzir no palco o clima que norteou a produção, que foi gravado praticamente ao vivo, em uma autêntica roda de samba.

João Bosco – show “40 anos de carreira”

Desde a sua estreia, sob a benção jobiniana, num disco compacto que tinha “Agnus sei” de um lado e “Águas de Março” de outro, João Bosco está completando 40 anos de carreira. Esse show celebra essa carreira recheada de sucessos de um dos maiores compositores da música popular brasileira.

1º de agosto

Jota Quest – show “Funkyfunky boom boom”

Após estrear com “casa cheia” no Rio de Janeiro (Fundição Progresso) e São Paulo (Citibank Hall) em noites memoráveis, os mineiros do Jota Quest apresentam agora por aqui o seu “Baile da Pesada”, calcado na onda dançante que embala o seu novo álbum de estúdio “FunkyFunky Boom Boom”, o sétimo da carreira, que traz, além do repertório inédito, novos arranjos para grandes hits da banda.

2 de agosto

Titãs – “Sonífera Ilha”, “Cabeça Dinossauro”, “Polícia”. A banda Titãs apresenta esses e outros grandes sucessos dos seus 30 anos de carreira em show único. O grupo de rock também leva ao espaço músicas do novo álbum “Nheengatu”, lançado em maio desse ano.

Lulu Santos

Um dos artistas que fizeram mais história no Festival de Bonito volta com sua nova turnê “Toca mais Lulu”. Envolto por cenários de inspiração óptico, direção de arte de Karen Araújo, luz de Césio Lima, figurino de Claudia Kopke e com direção musical do próprio cantor, o show segue com um repertório de muitos sucessos – Tudo azul, Já é!, Tempos modernos, A cura, Sábado à noite, Toda forma de Amor, Adivinha o que?, Apenas mais uma de amor, Como uma Onda, Último romântico, que, como sempre, não vai deixar ninguém parado!

Shows musicais da Praça

A programação de música da praça apresentará, além dos artistas sul-mato-grossenses que serão divulgados pelo edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a participação da banda Vanguart – destaque entre as novas revelações da música brasileira. A banda cuiabana apresenta o show “Muito mais que o amor” e promete fazer história nessa apresentação inédita.

Tulipa Ruiz também vem participar dessa celebração de 15 anos do Festival de Bonito. Com Efêmera, álbum de estreia lançado em 2010, teve o disco colocado entre os melhores da década pelo jornal Folha de S. Paulo, eleito o melhor do ano pela revista Rolling Stone, levou a estatueta de melhor cantora do Prêmio Multishow em 2011, conquistou uma leva de fãs que inclui David Byrne, a música Só Sei Dançar com Você foi tema da novela Cheias de Charme e a faixa-título foi trilha de jogo de videogame da Fifa. Em mais de dois anos de estrada, foram 150 shows só no Brasil – além de turnês internacionais que incluíram países como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Dinamarca, Portugal, Itália e Inglaterra.

Delinha e Perla – E para celebrar a festa com a comunidade de Bonito, a participação das rainhas da música de raiz e do sentimento sul-mato-grossense.

Artes Cênicas – No teatro, a participação de um dos mais importantes grupos do Brasil: XPTO com o espetáculo “Lorca – Aleluia Erótica”;

Território Sirius/ Fábio Vidal – espetáculo Joelma – premiado em todo o País.

Na rua, artistas pela cidade

Mustache e os Apaches – orquestra de rua em performances que contagiam o público;

Grua – Gentlemen de Rua – Dança contemporânea que interage com a plateia e é grande sucesso em importantes eventos do País.

Grupo Sensus – Performances “Kinesis” e Caixas Poéticas – o grupo estimula sensorialmente através do tato, olfato e audição – conduzindo o público a uma entrega poética.

Mariana Piza – Interações com a plateia nas performances “Cora-me” e “Peça-me”

A arte pública vem muito bem representada no já tradicional túnel cenográfico, que encanta os participantes a cada edição. Como em todo ano, recebe o seu imenso público através de uma instalação numa das mais importantes ruas do Centro da cidade, conduzindo-o até o grande palco sempre por um caminho que também homenageia um aspecto ou um personagem de sua cidade.

Este ano a homenagem se centraliza num dos elementos que se tornou um dos maiores atrativos da região: o Rio Formoso. Como adjetivo formoso ainda é pouco para traduzir as belezas naturais desse rio. É preciso muito mais, e o grande desafio é traduzir plasticamente num túnel de 100 metros as sensações provocadas ao contato de suas águas.

A concepção é do cenógrafo José Carlos Serroni (São José do Rio Preto – SP), arquiteto teatral e cenógrafo de destacados méritos, internacionalmente reconhecido, ex-colaborador do Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) de Antunes Filho e criador do Espaço Cenográfico, escola livre de cenografia. É respeitado pesquisador e curador de exposições referentes à história da cenografia e arquitetura teatral no Brasil.

O pavilhão das artes na Praça da Liberdade trará mostra do artesanato produzido em Mato Grosso do Sul, além de galeria de artes com a Mostra Bonito com os principais representantes das artes plásticas.

O Galpão Bonito apresentará a feira Bocaiúva – mostra criativa e design – mostra de produção contemporânea de cultura e comportamento no Espaço Vila Rebuá – que contará com uma programação paralela com Djs e performances.

Na praça da liberdade será montada a Galeria EcoCriança, com atividades voltadas para as crianças.

Serviço

O evento é realizado pelo Estado de Mato Grosso do Sul através da Fundação de Cultura e Fundação de Turismo e pela Prefeitura de Bonito.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-