27.1 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Projeto “Águas que Educam” traz oficinas, mostras e espetáculos a Dourados

- Publicidade -

25/09/2014 08h19 – Atualizado em 25/09/2014 08h19

Com o objetivo de aproximar universidade, escola e comunidade em torno da discussão sobre questões ambientais, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação leva a várias cidades de Mato Grosso do Sul o projeto “Águas que Educam”. A etapa em Dourados, que acontece de 06 a 12 de outubro, conta com a parceria e o apoio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O evento inclui oficinas de formação, exposição de obras de arte e espetáculo musical. Trata-se de uma realização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o período de 2005/2015 é a Década Internacional da Água. Nesse sentido, o projeto busca sensibilizar e despertar a consciência de professores, gestores, trabalhadores da educação e alunos sobre a necessidade de zelo por esse bem primordial à vida. Além disso, pretende fomentar oportunidades de cooperação na gestão dos recursos hídricos e sugerir formas de intervenção nos contextos locais.

Exposição

O “Águas que Educam” tem início no dia 6 de outubro, com a abertura da exposição de obras de artistas plásticos do estado intitulada “O Pantanal e sua História na Pintura Sul-Mato-Grossense”. Proposta e organizada por Gilberto Luiz Alves, a exposição retrata a história, a evolução econômica e as consequências da colonização no MS, expressas em obras produzidas ao longo de cinco décadas e que utilizaram a água como elemento de ligação.

Oficinas

As oficinas interdisciplinares são destinadas aos profissionais e acadêmicos da Educação e vão estimular a vivência do trabalho colaborativo nas áreas de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia e História, esclarecendo questões relacionadas ao processo de construção do MS em sua configuração histórica, cultural e geográfica. Elas acontecem no dia 7 de outubro durante todo o dia.

Espetáculo

Outra parte integrante deste projeto é o show “Crianceiras”, espetáculo cênico musical inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, produzido e organizado pelo artista e produtor cultural Márcio de Camillo. A apresentação acontece no dia 09 de outubro, em duas sessões, para alunos do ensino básico.

Programe-se

Palestra (Prof. Gilberto Luiz Alves): 06/10

Local: Cineauditório da UFGD (unidade 1)

Horário: 19h

Exposição: 06/10/14 à 12/10/14

Local: Galeria de artes da UFGD (unidade 1)

Horário: 7h às 11h / 13h às 17h

Oficinas: 07/10/14

Local: Prédio da reitoria da UFGD (unidade 1)

Horário: 7h30 às 11h30 / 13h às 17h

Show Crianceiras: 09/10/14

Local: Teatro Municipal de Dourados

Horário: 13h30 e 15h30

Águas que Educam

Durante todo o mês de outubro, as atividades serão levadas às cidades de Ponta Porã, Dourados, Paranaíba, Costa Rica e Coxim. Em 2013, o projeto passou por Corumbá, Aquidauana, Porto Murtinho, Três Lagoas e Campo Grande.

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Educação Básica, através do Programa Rede do Ministério da Educação e da UFMS. A produção fica por conta da Criatto Produções e conta com a parceria da UFGD, da Prefeitura Municipal de Dourados e do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação em Dourados (SIMTED).

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3421-3749 ou 9961-3169.​

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights