32.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Irmãos Assad se apresentam em Dourados e na Capital

- Publicidade -

04/08/2014 06h56 – Atualizado em 04/08/2014 06h56

Dourados e Campo Grande estão entre as cidades brasileiras que receberão a turnê Duo Assad, patrocinada pela Petrobras por meio da seleção pública do Petrobras Cultural. As apresentações chegam ao Mato Grosso do Sul com um espetáculo nesta terça-feira, no Teatro Municipal de Dourados e, na quarta-feira, no Teatro Aracy Balabanian, na Capital. Assinantes do jornal O PROGRESSO têm desconto de 40% em até dois ingressos.

Com um repertório eclético e corajoso, os irmãos Assad começaram a tocar juntos ainda muito jovens e rapidamente o talento e a ousadia artística tornaram-se amplamente reconhecidos. A carreira internacional começou com um dos mais importantes prêmios para este instrumento, o Young Artist Competition, em Bratislava no ano de 1979.

Incontestável virtuosismo e técnica impecáveis inspiraram uma ampla gama de compositores a escreverem músicas especialmente para os Assad, entre os quais podemos citar Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, Edino Krieger, Francisco Mignone e mais recentemente o cubano Leo Brouwer. Atuaram com renomados artistas como Yo-Yo Ma, Nadja Salerno-Sonnenberg, Fernando Suarez Paz, Paquito D’Rivera, Gidon Kremer e Dawn Upshaw, além do Turtle Island String Quartet.

Seu repertório clássico inclui transcrições da grande Literatura de Teclado Barroco de Bach, Rameau e Scarlatti e adaptações de peças de Gershwin, Ginastera e Debussy. Com inúmeros CDs gravados, são reconhecidos por sua prolífica atuação em gravações, principalmente pelas gravadoras Nonesuch Records e GHA Records.

Em 2001, a Nonesuch lançou “Sérgio e Odair Assad Tocam Piazzolla,” que rendeu para o Duo um Grammy Latino. O sétimo álbum da Nonesuch, lançado em 2007 é “Jardim Abandonado”, nomeado para o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum Clássico, mesmo ano em que Sérgio recebeu o prêmio Grammy de Melhor Compositor por sua música, Tahhiyya Li Ossoulina. Sérgio escreveu um novo concerto para dois violões e orquestra sinfônica, estreado em 2011 com a Orquestra Sinfônica de Seattle.

No Brasil, a première desta obra aconteceu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro com a Orquestra Petrobras Sinfônica, em agosto de 2012. Neste mesmo ano se apresentaram nos Estados Unidos com turnê denominada Viva Brasil, com Yo Yo Ma. No ano seguinte novamente se apresentaram em turnê pelos Estados Unidos com Paquito D´Rivera, com o show Dances from the New World, também gravado pela GHA e também em inúmeros concertos e recitais pela Europa e América do Sul.

Serviço

Turnê Duo Assad – Recital de violão. Em Dourados será nesta terça-feira, às 20h, no Teatro Municipal de (Av. Presidente Vargas, Parque dos Ipês). Em Campo Grande na quarta-feira, às 20h, no Teatro Aracy Balabanian (Rua 26 de Agosto, 453, Centro). Os ingressos custam R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira). Assinantes do jornal O PROGRESSO têm desconto de 40% na compra de até dois convites. Basta apresentar o comprovante de assinante.

Recital de violões será nesta terça e quarta em Dourados e Campo Grande. (Foto: Beto Figueiroa)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights