16.1 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Sampri e Mariana Aydar fecham, domingo, a temporada 2014 do Som da Concha

- Publicidade -

03/12/2014 08h45 – Atualizado em 03/12/2014 08h45

Sampri e Mariana Aydar fecham, domingo, a temporada 2014 do projeto Som da Concha

Com apresentações especiais, o grupo Sampri e a compositora Mariana Aydar encerram a temporada 2014 do projeto Som da Concha neste domingo (7), às 18h30, na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas.

As apresentações do projeto executado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul fecham um ciclo de sucesso. De 2007 a 2014 o Som da Concha soma 142 edições, contando com 284 atrações. Passaram pelo palco da Concha Acústica Helena Meirelles 1.900 pessoas, entre músicos e técnicos. Já o público é um espetáculo à parte: aproximadamente 140 mil pessoas prestigiaram o evento nesses quase oito anos.

No palco da Concha acústica Helena Meirelles, o samba, o pagode, o instrumental, o rock, o blues e a MPB já foram atrações sem distinções. Com tanta diversidade, a explicação para a aceitação, segundo Samir Kallil Georges, coordenador do espaço, está na qualidade dos artistas. “Estamos musicalmente em uma fase muito boa aqui no Estado, com músicos muito bons, profissionais e criativos. Isso facilita muito as coisas para nós, da organização. Isso, com certeza, vem garantindo o bom público”, explica.

Sampri

Responsáveis pelo recorde de público no Som da Concha, quando 1.600 pessoas assistiram aos seus sambas clássicos e autorais em março de 2012, o Sampri é formado pelas talentosas irmãs Magally, Luciana e Renata, nascidas e criadas em Campo Grande. De maneira inusitada, no fundo do quintal da casa do avô paterno, em 2002, a musicistas deram o primeiro passo para um dos grupos mais prestigiados do Estado.

As três irmãs mostram muita habilidade, harmonia e simpatia, além de terem consciência de que o samba há de ser interpretado com respeito, dedicação e humildade, para reverenciar, com a devida cadência, os grandes mestres. Vão de Noel Rosa a João Nogueira, de Cartola e Nelson Cavaquinho a Candeia e Zeca Pagodinho, passando por Dorival Caymmi, Zé Keti e Paulinho da Viola, entre outros bambas.

“O repertório do grupo é amplo e contempla as diversas fases do samba ao longo das décadas. A paixão pelo gênero nos levou a pesquisar e estudar a história do samba. Conhecer o cenário histórico da época nos faz entender com propriedade o que o compositor queria dizer”, afirma Luciana. “Satisfação para nós é ver o reconhecimento do público; é ouvir os jovens cantarem Noel, Chico… é minha maior alegria”, completa Magally.

Em 2012 o grupo lançou “Sampri – Um bom Samba faz Bem”, álbum com repertório totalmente autoral gravado com o patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. E por onde elas se apresentam o talento, a harmonia e a descontração sobram, o repertório se renova e a música se aprimora pela afinidade. O resultado são bons espetáculos e um gostinho de “quero mais”…

Mariana Aydar

Apaixonada pelos sons do seu país, Mariana Aydar traz muito de samba, cotidiano e introspecção em sua reconhecida música. A cantora iniciou sua carreira em 2000, aos 20 anos, quando começou a cantar profissionalmente como vocal de apoio de Miltinho Edilberto, cujo repertório era basicamente de forró. Logo depois comandou durante três anos sua primeira banda, Caruá. Também foi vocal de apoio no trio elétrico de Daniela Mercury, no carnaval de 2004. Em paralelo, integrava a banda do compositor paulistano Dante Ozzetti.

Em 2004, após anos de estudo no Brasil e na Berklee School of Music, em Boston, morou em Paris por um ano. Lá conheceu Seu Jorge, que a convidou para abrir os shows na turnê europeia. De volta ao Brasil, em 2005, passou a investir no disco de estreia, Kavita 1, lançado em setembro de 2006. Mariana estudou violoncelo, violão e canto ao longo dos anos e também dividiu o palco com Elba Ramalho, Dominguinhos, Arnaldo Antunes, Toni Garrido, Samuel Rosa, Céu, João Donato, Leci Brandão, Ivan Lins, Vanessa da Matta, Emilio Santiago, entre outros.

A música “Deixa o Verão” foi convocada em 2009 para entrar na trilha sonora do seriado adolescente Malhação. Em setembro do mesmo ano Mariana Aydar foi indicada ao prêmio de Revelação no Video Music Brasil, realizado pela MTV. Em janeiro de 2008 realizou o primeiro show em Salvador, na Praça Tereza Batista. Em 2009, lançou seu segundo álbum, “Peixes, Pássaros, Pessoas”. Em 2011, o terceiro, “Cavaleiro Selvagem Aqui Te Sigo”, gravado ao vivo em estúdio e que revela ritmos afro-brasileiros, além da busca pelas origens sem perder o caráter contemporâneo.

Mariana Aydar cantou em setembro de 2011 no Rock In Rio, quando participou do show do Snow Patrol na canção “Set the fire to the third bar”. Em 2012 foi indicada ao prêmio de Melhor Show Nacional com o “Cavaleiro Selvagem Aqui te Sigo” pelo Jornal Folha de São Paulo. E em 2014 estreou o documentário “Dominguinhos”, idealizado e produzido por ela, Eduardo Nazarian e Joaquim Castro.

Som da Concha

O projeto conta com o apoio da 104 FM Rádio MS e da TV Brasil Pantanal, que transmitirá os shows ao vivo para todo o Estado pelo canal 4 da TV aberta. O Som da Concha prevê apresentações musicais no Parque das Nações Indígenas.

Serviço

Em função do horário de verão o Som da Concha começa às 18h30. A Concha Acústica Helena Meirelles fica na rua Antônio Maria Coelho, 6000. Mais informações pelo telefone (67) 3314-2030. A entrada para os shows é franca.

Fonte: FCMS

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights