27.1 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

‘Um violão entre amigos’ apresenta repertório brasileiro e espanhol, sexta

- Publicidade -

17/06/2014 08h30 – Atualizado em 17/06/2014 08h30

Marcelo Fernandes apresentará no concerto um repertório com destaque para a produção dos espanhóis Francisco Tárrega e Fernando Sor e do brasileiro Heitor Villa Lobos; trata-se de compositores renomados

O violonista Marcelo Fernandes apresenta, na próxima sexta-feira, às 20h, no Serviço Social do Comércio (Sesc) Horto, na Capital, o recital do Projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais, gerido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. A entrada é franca.

Marcelo Fernandes apresentará no concerto um repertório completamente dedicado à música clássica para violão, com destaque para a produção dos espanhóis Francisco Tárrega (1852 – 1909) e Fernando Sor (187 – 1939) e do brasileiro Heitor Villa Lobos. Trata-se de compositores que conheciam muito bem as potencialidades do violão e que souberam explorá-las para obterem o máximo resultado dentro de seus estilos.

Fernando Sor pode ser entendido como um dos expoentes máximos do Classicismo Violonístico (uma espécie de Mozart do violão). A obra de Tárrega incluída neste programa (Fantasia sobre temas da ópera La Traviata de Verdi) possui um impressionante final apoteótico, além representar com propriedade a música ouvida na corte brasileira e na Europa na segunda metade do século XIX.

Já Villa Lobos é o expoente máximo da produção brasileira para violão e a obra que será interpretada neste concerto (os três últimos da série de 12 estudos). Será ainda apresentada a “Fuga BWV 1001” para violino, de J. S. Bach (1685 – 1750), considerado por muitos como um dos maiores expoentes da música ocidental todos os tempos.

O concerto contará ainda com a participação de outros artistas: a abertura ficará a cargo do maestro Gean Euzébio, que irá reger os alunos do projeto Arefa e ainda a participação especial da poetisa Delasnieve Daspet.

A apresentação marca o encerramento do Projeto “Um Violão Entre Amigos”, patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC) do Mato Grosso do Sul e que levou concertos do violonista para as cidades de Rio Negro, Corguinho, Rochedo, Ivinhema, Dourados, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo e Bocajá (distrito de Douradina). Durante as apresentações, foram interpretados clássicos do repertório violonístico brasileiro com ênfase à produção dos pioneiros dessa arte, como Dilermando Reis, João Pernambuco e Américo Jacomino. Ao lado de Marcelo Fernandes, se apresentaram diversos grupos instrumentais, como a Camerata dos alunos da Fundação Nelito Câmara, a Orquestra de Violão Criança Cidadã de Ribas do Rio Pardo e a orquestra de violões de Porto Murtinho.

Marcelo Fernandes é bacharel em Violão, doutor em Música pela Universidade de São Paulo e professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É detentor de seis prêmios de interpretação instrumental, entre eles, destacam-se o X Concurso Nascente USP – Abril (SP, 2000); I Concurso Internacional Violão Intercâmbio (SP, 1999); XVII Concurso Latino – Americano de Violão Rosa Mística (PR, 1998).

Marcelo empreende frutífera carreira internacional, tendo realizado anualmente turnês de concertos pela Espanha, França, Suíça, Portugal, Alemanha, Bélgica, Colômbia e Chile. No Brasil, já realizou turnês por mais de 20 estados, tocando em teatros das capitais e do interior.

Marcelo Fernandes é Bacharel em Violão, doutor em Música pela Universidade de São Paulo e professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights