15 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Evento-teste do remo tem estrutura e organização elogiados por atletas

- Publicidade -

09/08/2015 14h29

A estrutura e a organização do Mundial Júnior de Remo, um dos principais eventos-teste para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, receberam a aprovação de atletas e técnicos no primeiro dia de competições.

O evento na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, a competição testou o funcionamento da torre de cronometragem, as garagens reformadas para as embarcações e as raias especiais montadas para atender às necessidades dos competidores.

O evento-teste também contou com um staff de 130 funcionários de 25 áreas funcionais do Comitê Rio 2016, além de 400 voluntários e o apoio da Federação Internacional de Remo. São 563 atletas de 54 países na competição.

“Obtive um bom resultado nesta competição. Considero este lugar um belíssimo espaço para o campeonato, tanto pela paisagem quanto pelo estádio e suas condições.

A estrutura está boa para os Jogos Olímpicos. Tudo correu muito bem”, disse o australiano Adam Bakker, classificado na primeira posição da quinta bateria masculina na competição.

Atleta de remo do Clube de Regatas do Flamengo, Igor Cunha foi um dos competidores brasileiros a participar do Mundial.

O rapaz ficou com a quinta posição na primeira bateria do dia e se mostrou satisfeito com a organização do evento e as obras realizadas pelo Governo do Estado no Estádio de Remo da Lagoa.

“Estou muito impressionado com a grandiosidade do evento, a estrutura e o atendimento. Remo há seis anos nesta Lagoa e acho que este é um local maravilhoso para que sejam realizadas competições olímpicas. Acho que vamos realizar um grande evento em 2016”, disse o competidor.

Investimentos

A readequação do Estádio de Remo, a construção da uma nova torre de chegada e reforma das garagens para os barcos, além da implantação de raias e torres de cronometragem e a aquisição de estruturas flutuantes para treinamentos e competições, são resultado de investimentos no total de R$ 14 milhões do governo do Rio de Janeiro.

Sete garagens de barco foram adequadas aos conceitos de acessibilidade, melhorando a utilização do espaço pelos atletas e deixando o Estádio de Remo da Lagoa pronto para receber competições de nível internacional. Outras duas serão modernizadas até o fim deste ano.

Para garantir a perfeita fixação das raias de competição e cronometragem, foram implantados 71 suportes metálicos submersos. Feitas sob medida, de forma a minimizar o impacto ambiental, as estruturas ficarão como legado para o esporte.

Além disso, também foram adquiridos equipamentos flutuantes, como o partidor de largada e os pontões para atletas e cerimônias, que serão utilizados durante os Jogos e permanecerão na Lagoa para uso diário dos atletas.

“Este evento-teste na Lagoa é um dos principais para avaliarmos a estrutura. Estamos testando a nova torre de cronometragem, as novas garagens de barco e as raias de competição. Todas estas intervenções ficarão como legado para a cidade, o estado, os cariocas e fluminenses.

Vale lembrar que esta é a primeira vez na história dos Jogos que as competições de remo e canoagem são realizadas no ‘coração’ da cidade.

Normalmente provas nestas modalidades são realizadas a três horas ou mais dos pontos centrais das cidades”, afirmou o subsecretário de Projetos Especiais da secretaria de Estado da Casa Civil e coordenador para os Jogos Olímpicos do Governo do Rio, Rodrigo Vieira.

Segundo o diretor de Esportes do Comitê Organizador Rio 2016, Rodrigo Garcia, o primeiro dia do evento-teste de remo foi concluído com êxito.

“Buscamos um nível de excelência para os Jogos no ano que vem e estamos verificando se a nossa organização e estrutura estão realmente adequadas. Agora é a hora do refinamento de um planejamento já feito.

Os eventos-teste servem para ajustarmos tudo para 2016. Neste primeiro evento Mundial Júnior de Remo, tudo correu muito bem e dentro do esperado”, disse Garcia.(Governo do Rio de Janeiro)

Evento contou com a participação de 563 atletas de 54 países. Foto: Miriam Jeske/brasi

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights