21 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

No Dia Mundial de Combate à Hepatite, OMS pede que todos façam o teste

- Publicidade -

Em todo o mundo, 95% das pessoas infectadas não sabem que têm a doença; diagnóstico tardio dificulta cura e, muitas vezes, acelera cirrose e câncer no fígado; 400 milhões de pessoas têm a infecção

Por: Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU – 28/07/2016 12h51

A Organização Mundial da Saúde, OMS, marca neste 28 de julho o Dia Mundial de Combate à Hepatite.
A agência da ONU revela que é importante fazer o teste o mais rápido possível contra uma doença considerada pelos médicos “silenciosa”.

Em todo o mundo, 95% das pessoas que têm hepatite B ou C não sabem que estão contaminadas.
Nesta entrevista à Rádio ONU, o médico Leandro Sereno da OMS no Brasil contou que hoje em dia, o diagnóstico é dado até em 30 minutos com testes simples.

“Você pode fazer tanto a coleta mesmo do sangue para realizar o sangue em laboratório ou o teste rápido com a punção digital, a punção do sangue do dedo, é feito este teste.”

No Brasil, o teste está disponível na rede pública de saúde. A partir do diagnóstico positivo, o doente passa a ser tratado contra a hepatitive viral.

Manicure

A forma de contaminação também é muito comum. Vai desde o uso de utensílios de manicure contaminados até contato sexual com a pessoa que têm o vírus, como explicou o médico da OMS, Leandro Sereno.

“O compartilhamento de lâminas de barbear, de equipamentos de manicure que não foram devidamente limpos ou esterilizados podem transmitir a doença. Às vezes é comum também acontecer a transmissão por procedimentos médicos, odontológicos. E as outras formas mais comuns, que podem acontecer no caso da hepatite B, a transmissão sexual é bastante importante. Da hepatite C também existe a transmissão sexual. Também é possível a transmissão no caso da hepatite B da mãe pro filho no momento do nascimento.”

A OMS afirma que existem 400 milhões de pessoas com hepatite viral em todo o mundo. A agência está lançando planos de novas diretrizes para testes da hepatite B e C.

De acordo com a OMS, todos devem fazer o teste e descobrir a tempo se estão infectados ou não.
Mais de 90% das pessoas com hepatite C podem ser completamente curadas do vírus entre 3 e 6 meses.
A agência da ONU revela que ao aumentar o tratamento, 7 milhões de pessoas podem ser salvas entre 2015 e 2030.

A hepatite viral é um grupo de doenças infecciosas conhecidas como hepatites A, B, C, D e E que, se não tratadas, causam doenças crônicas no fígado e mortes de 1,4 milhão de pessoas todos os anos.
Compartilhe

A forma de contaminação também é muito comum.  Vai desde o uso de utensílios de manicure contaminados até contato sexual com a pessoa que têm o vírus, como explicou o médico da OMS, Leandro Sereno.

Segundo médico da OMS no Brasil, é possível a transmissão no caso da hepatite B da mãe para o filho no momento do nascimento. Foto: ONU/Stuart Price

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-