14 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Cada brasileiro consome 5,2 kg de agrotóxico por ano

- Publicidade -

Título

Subtítulo

Por: Estadão – 25/06/2016 13h29

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) o Brasil é o maior mercado de agrotóxicos do mundo, ultrapassando a marca de 1 milhão de toneladas por ano, o que equivale a um consumo médio de 5,2 kg de veneno agrícola por habitante.

É assustador saber que a partir de 2008 a taxa de crescimento da importação de princípios ativos para composição de produtos com essa finalidade foi de 400% e a de produtos já formulados foi de 700%.
O modelo atual de cultivo com o uso de agrotóxicos é extremamente prejudicial tanto para a nossa saúde, tema que será discutido em um post específico em breve, quanto para a saúde do nosso planeta. As fiscalizações nas empresas que lidam e comercializam esses materiais mostram sérios problemas no controle de qualidade, rotulagem, formulação.

aviao

Os agrotóxicos são apresentados com uma áurea de salvador da pátria e constroem-se mitos em torno deles, como progresso, geração de emprego, riqueza, preocupação com o meio ambiente e com a fome no país. Porém, esses produtos atingem tanto de maneira direta todos que com ele lidam, seja vendendo, transportando e aplicando, quanto de maneira indireta, contaminando solo, água, ar e quem os consomem através dos alimentos.

Deixa-se entendido também que, como é uma prática legal, não há mal em praticá-la e que, sem ela, não há outra forma de produzir. Porém há sim uma forma de produção sustentável, saudável e rentável que se chama agroecologia, onde as características do solo, das plantas e do clima são respeitadas. Onde os pequenos e grandes produtores podem trabalhar em conjunto e compartilham as oportunidades.

Onde cultiva-se vida e não morte! Tudo isso parece agressivo, mas é preciso deixar claro que ao envenenarmos nossos alimentos, envenenamos nosso planeta, nossos pratos, nossos corpos, fazendo exatamente o oposto do que seria a função de um alimento natural.

Os alimentos deveriam prover nutrição, saúde, vitalidade, energia. Seu cultivo deveria ser sinônimo de sustento, sustentabilidade, saudabilidade e não de doença, poluição e degradação. Junto com os agrotóxicos, é disparada sobre nosso planeta uma nuvem escura que não podemos ver, mas que com certeza cada vez mais vamos sentir na própria pele.

Cada brasileiro consome 5,2 kg de agrotóxico por ano

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights