20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Campanh arrecada 50 mil dólares para medalhista olímpico pedir asilo

- Publicidade -

Campanha nas redes sociais arrecada 50 mil dólares para medalhista olímpico pedir asilo político

Por: Uol – 23/08/2016 12h25

Após conquistar a medalha de prata na maratona masculina, o etíope Feyisa Lilesa, ao cruzar a linha de chegada, fez um sinal com os braços para protestar contra o governo e afirmou que poderia ser assassinado se retornasse a seu país de origem por tal gesto.

“O governo da Etiópia está matando as pessoas de Oromo e pegando suas terras e pertences. Então, o povo de Oromo está protestando e eu apoio o protesto por ser Oromo também. O governo está matando meu povo, então apoio os protestos de qualquer área porque Oromo é a minha tribo. Meus parentes estão na prisão e serão mortos se falarem sobre seus direitos democráticos. Ergui as minhas mãos para apoiar o protesto”, declarou Lilesa em coletiva de imprensa depois da prova. “Discutirei com a minha família e meus amigos. Se eu voltar para a Etiópia, talvez eles me matem, me coloquem na prisão. Não decidi ainda, mas talvez eu me mude para outro país”.

Com a repercussão das declarações de Feyisa Lilesa, uma campanha nas redes sociais eclodiu e arrecadou, em menos de 24 horas, quase 50 mil dólares para que o atleta possa pedir asilo político nos Estados Unidos ou em outro país.

“Chamamos todos os etíopes e defensores dos direitos humanos que façam contribuições para apoiar o atleta Feyisa Lilesa, que mostrou um grande heroísmo ao se converter em um símbolo internacional para os protesto de Oromo”, dizia um trecho do texto da campanha.

Getachew Reda, chefe de comunicação do governo etíope, assegurou, nesta segunda-feira (22), à imprensa local do país africano que Feyisa Lilesa “não será punido por suas opiniões políticas”.

Campanh arrecada 50 mil dólares para medalhista olímpico pedir asilo

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-