21.3 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Conselho Nacional aprova certificação para agentes de controle de dopagem

- Publicidade -

Portal Brasil 27/06/2017 09h22

O Conselho Nacional de Esporte (CNE) determinou, na sexta (23), que oficiais de controle de dopagem que atuavam antes da criação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) tenham experiência reconhecida. A reunião aconteceu no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro.

A resolução prevê que os agentes de coleta de sangue e os agentes de coleta de urina que já atuavam antes da ABCD poderão ser credenciados ou ter a certificação atualizada de forma diferenciada.

“Isso vai qualificar ainda mais o trabalho da ABCD e vai regulamentar o reconhecimento desses profissionais que atuarem cumprindo suas funções em eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”, disse o ministro do Esporte, Leonardo Picciani.

De acordo com o secretário nacional da ABCD, Rogério Sampaio, existem cerca de 180 profissionais que poderão se enquadrar nessa certificação.

Com isso, cerca de 300 agentes estarão aptos a desempenhar suas funções em todos os estados do País.

“Eles terão seis meses para participar das diversas missões que vamos realizar. Com essa certificação, que terá um trâmite diferenciado, eles poderão atuar no País, já que a lei obriga que esses profissionais sejam reconhecidos pela ABCD”, explicou Sampaio.

Reconhecimento de esportes

Na mesma reunião, os integrantes do Conselho também debateram o reconhecimento como esportes da capoeira e algumas artes marciais.

Após as discussões, foi deliberado que a capoeira já é considerada um esporte pelo Artigo 217 do Estatuto da Igualdade Racial.

Sobre os outros pedidos de reconhecimento de esporte, como o caso das artes marciais, foi definido pelo Conselho Nacional de Esporte que a Constituição já prevê que não cabe a uma ou outra instituição reconhecer uma modalidade esportiva.

Para ministro Leonardo Picciani, resolução vai qualificar ainda mais o trabalho da ABCDFoto: Rafael Brais/ME

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights