12.3 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Papa cria Pontifício Instituto para as Ciências do Matrimônio e da Família

- Publicidade -

CNBB 23/09/2017 07h00

O papa Francisco institui na terça-feira, dia 19, o Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família.

De acordo com a Rádio Vaticano, a intenção é prosseguir com a ampliação do raio de pesquisa sobre a família, tanto na dimensão pastoral e eclesial, quando no campo da cultura antropológica.

A decisão do papa deu-se por meio de uma Carta Apostólica em forma de “Motu próprio” intitulada “Summa familiae cura”.

O instituto, ligado à Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, substitui o Pontifício Instituto João Paulo II para os Estudos sobre o Matrimônio e a Família.

Na carta, o para Francisco afirma ser importante prosseguir a intuição de João Paulo II, “ampliando o raio de pesquisa sobre a família, seja no que diz respeito à sua dimensão pastoral e eclesial, seja no campo da cultura antropológica”.

O papa considera que a mudança antropológico-cultural da sociedade requer uma análise analítica e diversificada da questão familiar, que não se limite a práticas pastorais e missionárias que refletem formas e modelos do passado.

“No límpido propósito de permanecer fiéis ao ensinamento de Cristo, devemos, portanto, olhar, com intelecto de amor e com sábio realismo, para a realidade da família hoje em toda a sua complexidade, nas suas luzes e sombras”, escreve o Pontífice.

No âmbito das instituições pontifícias, o novo Instituto constituirá um centro acadêmico de referência, a serviço da missão da Igreja universal, no campo das ciências que dizem respeito ao matrimônio e à família e acerca dos temas relacionados com a fundamental aliança do homem e da mulher para o cuidado da geração e da criação.

O Instituto Teológico tem a faculdade de conferir por direito próprio aos seus estudantes os seguintes graus acadêmicos: Doutorado, Licenciatura e Bacharelado em Ciências sobre o Matrimônio e a Família.

Com informações da Rádio Vaticano

Papa cria Pontifício Instituto para as Ciências do Matrimônio e da Família

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights