21.3 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Tal pai, tal filho, por Luiz Sais

- Publicidade -

Por: Luiz Sais – 13/01/2017 14h50

De acordo com Flávio S. Melo, “Penso, logo existo. Ajo, logo sou.” Mas por que muitas pessoas não agem? As justificativas são desde “Não tenho dinheiro!” a “Não tenho estudo!”

Se compararmos as pessoas com um lápis, quase sempre temos muitas pontas quebradas, causada por algum trauma, que normalmente vem da infância através de palavras pronunciadas pelos próprios pais, sendo elas: “Seu burro!”; “Vagabundo!” e daí para mais ofensivas e discriminantes.

Mas muitas pessoas dizem que este não foi o motivo que as afetou, mas sim, a vontade de ser “notada” pelos seus pais em sua própria casa, pois embora pareça maluco para alguns, muitas pessoas (Filhos, Mãe e Pais) são esquecidos em casa pelos seus familiares, e quando notados são, quase sempre é para uma correção ou pedido, causando em muitos casos uma “bela” discussão, porque nenhum ser humano vive de repreensões sem que haja a pura e mais belas das ações, sendo esta a “Compreensão”.

Ontem me reuni com um velho amigo e parceiro de negócios, e ele me disse: “O meu resultado como pai é dado pelo caráter de meus filhos; Não olhe para mim, olhe para os meus filhos, pois eles são o perfeito resultado da minha missão como pai”.

Seja pai, mãe ou responsável, a culpa de seus filhos (a) não gostarem de estudar é sua, de eles mentirem é sua, de não gostarem do trabalho duro é quase que, completamente sua.

Entretanto, você responde: “Eu ensino o certo, porém ele que decide fazer o errado”. Mas nem tudo é feito através de palavras, pois se fosse, não existiriam guerras, fome e discriminação. Não são palavras que mudam o mundo, mas sim, ações.

Se você mente, como quer que seu filho (a), esposa ou marido não minta, se você reclama do trabalho, como quer que ele/ela goste do trabalho? E, por fim, como quer que ele goste de estudar se todos os dias quando o vê, diz: “Você não faz nada, só estuda, se pelo menos tirasse notas boas, tudo bem, mas só vêm bombas”. E termina com palavras “Vagabundo e afins.”

Se você dizer a uma pessoa, seu “feio”, ela acaba se tornando o que disse, se caso sua base não estiver muito bem alicerçada na verdade intrínseca.

“Uma mentira estraga mil verdades. “– Provérbio africano

Agora se para você pai, mãe ou responsável deseja fazer alguma coisa, embora tenha reconhecido que errou por anos, meu conselho é simples: “Aja como deseja que os seus ajam!”

E você, filho (a), esposa ou marido, ajude-os, pois não são somente com tijolos que se constrói uma boa casa.
A mudança não começa de fora para dentro, mas sim, de dentro para fora.

“Não existe lados, somente formas diferentes de se ver estes! ” – Luiz Sais

Luiz Sais

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights