20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Veículos sem uso por longo tempo também sofrem desgastes

- Publicidade -

Portal do Trânsito – 06/12/2016 06h00

Se, por qualquer motivo, seu veículo tiver de ficar muito tempo sem uso e estacionado em garagem, saiba que isso poderá acarretar uma série de problemas se os cuidados adequados para sua manutenção não tiverem sido tomados.

O simples fato de não estar em uso não significa que estará protegido; ao contrário, indica que ele poderá sofrer alguns danos se, simplesmente, as precauções não estiverem sendo tomadas.

O OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária dá algumas dicas de como conservá-lo, se for este o caso de seu veículo.

A primeira delas se refere ao tanque de combustível e ao reservatório, no caso de veículos flex. Escapamento, bateria, ar condicionado, pneus e até mesmo o motor podem sofrer as consequências da falta de utilização.

Confira abaixo:

Pneus

Fabricados com borracha e com uma cinta de metal interna (que dá a resistência ao pneu e o mantém com a dimensão correta), pneus de veículos parados por longo tempo costumam murchar, o que deforma a cinta metálica. Para evitar que isso ocorra é indispensável manter os pneus sempre cheios. E quando for utilizar o veículo é aconselhável calibrar os pneus.

Bateria

Se o veículo for ficar sem um uso por tempo estendido, desconecte a bateria, desligando-a. Isso por que itens como ar condicionado, alarme, rastreadores, aparelhos de som, entre outros, são responsáveis por consumo constante de energia mesmo com o veículo parado.

Tanque de combustível

As características químicas da gasolina, por exemplo, têm tempo útil para permanecerem inalteradas e sem perda da qualidade.

Se permanecer no tanque por aproximadamente mais de um mês, começa a criar impurezas que sujam e entopem o filtro de combustível; isso pode danificar a boia de combustível e os bicos injetores do motor.

Portanto, se o veículo ficar parado por muito tempo, o ideal é esvaziar o tanque, ou abastecer com gasolina aditivada, que possui maior durabilidade.

Motor

Assim como a gasolina, o óleo do motor também tem prazo de validade e, no caso de ficar muito tempo parado, pode acabar ‘coalhando’ e perdendo suas características de lubrificação.

Para evitar que isso ocorra, é aconselhável ligar o veículo por 20 minutos pelo menos uma vez por semana. Trocar o óleo, mesmo que a quilometragem não tenha sido vencida é também um caminho para proteção do motor, uma vez que, em geral, a validade do óleo varia entre 4 e 5 meses.

Reservatório (veículos flex)

Se morar em localidade com temperatura média acima de 18º, o aconselhável é que abasteça o reservatório (tanquinho) até a metade de gasolina.

Se, ao contrário, a temperatura for inferior a 18º encha o reservatório, porque essa gasolina só será requisitada quando a temperatura estiver abaixo de 18, não exagere na quantidade, porque se ela ficar ali mais de uma semana parada pode acabar apodrecendo e sujando os bicos injetores.

Ar–condicionado

Cabe ao ar condicionado a tarefa de resfriar o ambiente. Só que para cumpri-la ele acaba provocando umidade nos dutos de ventilação interna do veículo.

E ela é apropriada para a proliferação de fungos, bactérias entre outros, que podem causar problemas respiratórios nas pessoas. Se o veículo ficar parado por longo tempo, troque o filtro porque se não, o interior do veículo pode ficar com mau cheiro

Escapamento

A água é um dos componentes do álcool, combustível que é também misturado à gasolina. Sendo assim, é um elemento presente nos dois combustíveis.

Se você anda pouco com o carro, ela acaba se depositando no sistema de escape e, por consequência, causa danos: por exemplo, o abafador, que poderá sofrer corrosão que provocará um buraco no sistema de escapamento. Silencioso e catalisador podem também sofrer avarias.

As informações são do Observatório Nacional de Segurança Viária.

O simples fato de não estar em uso não significa que estará protegido

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-