26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ator Antônio Pitanga estará na Capital para Festival Cine Novo Oeste

- Publicidade -

Evento começa amanhã na Praça do Rádio

11/04/2018 10h58 – DouradosAgora

A produção audiovisual de Mato Grosso do Sul será mostrada em sua grandeza durante os dias 12, 13, 14 e 15 de abril no Festival Cine Novo Oeste, que acontece na Praça do Rádio Clube, em Campo Grande. Com extensa programação para 4 dias de eventos, oficinas, encontros, exibições e muito mais, o Festival vem para preencher uma lacuna faltante na produção cinematográfica do Estado, e ainda melhor: tudo de graça para a população.

O ator Antônio Pitanga é um dos convidados do evento, e participará de uma mesa redonda e apresentação de filme no sábado (14).

A estimativa inicial é que o evento movimente mais de 6 mil pessoas entre público em geral, gestores públicos e privados, produtores culturais e cineastas, com apoio do Fmic (Fundo Municipal de Investimentos Culturais).

A concepção do projeto é do cineasta e jornalista Airton Raes Fernandes, que explica que a ideia é atuar na multiplicação da produção cinematográfica local. “O festival tem como objetivo aproximar a população ao cinema feito em Mato Grosso do Sul. Mostrar que existe representatividade. Os filmes feitos no MS vão para festivais nacionais e internacionais, mas não são exibidos aqui”, pontua. “A intenção é criar essa oportunidade que as pessoas possam descobrir as produções realizadas aqui”.

PROGRAMAÇÃO

No dia 12 de abril acontece a abertura do evento, às 19h, quando será feita exibição do filme “Alma do Brasil”, com trilha sonora executada ao vivo, com a Orquestra Municipal de Campo Grande. Antes do evento, às 18h30, o Na Contramão Coletivo de Teatro fará um cortejo chamando o público para se aproximar do festival. Após a exibição, acontece uma festa de abertura do Festival no espaço da Brava, na Av. Calógeras.

A programação se adensa na sexta-feira (13), com a oficina sobre crítica de cinema com Roberto Sadoviski, crítico de cinema do portal UOL, e um dos nomes mais importantes da crítica cinematográfica hoje. Após a oficina, se iniciarão mesas redondas e debates, seguidos de exibições diretas de filmes das 19h às 22h, em sua maioria curtas. Os filmes rodados nesse dia são de temas variados e, sem cansar o público, mostrarão a potência e importância do cinema de MS.

No sábado, dia 14 de abril, a programação se abre com a oficina “Roteiros Cinematográfico para Westerns”, com Paulo Marcelo do Vale, que já escreveu roteiros para as produtoras O2 Filmes e Lapfilme Produções. Sábado às 19h20 ocorre também a exibição do filme “Pitanga”, dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga, com a presença de Beto e também do ator e protagonista Antônio Pitanga durante a exibição. Às 21 horas acontece a mesa redonda “Os Desafios da Inserção dos Atores Negros no Mercado”, ainda com Antônio. A festa oficial do Festival acontece após a mesa, no Drama Bar.

O festival encontra seu encerramento no domingo, 15 de abril, o piquenique e roda de conversa “O Cinema Sob o Olhar Feminino”, contando com a participação de atrizes, cineastas, produtoras e cinéfilas, interessadas em entender a importância e discutir os papeis femininos no cinema atual, tudo na Praça do Rádio. Neste dia, todos os filmes mostrados são dirigidos por mulheres, abrindo com “Questão de Honra” de Carol Araújo, e fechando com o longa “Astaroth”, de Larissa Anzoategui.

O festival tem apoio do SESC de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal por meio do Fmic, e SECC (Secretaria da Cultura e Cidadania).

SERVIÇO – A programação completa e inscrição para oficinas, que terão apoio do SESC de Mato Grosso do Sul, podem ser vistas pelo site: http://festivalcinenovooeste.com.br/ e também pelas redes sociais: instagram.com/festivalcinenovooeste e facebook.com/ festivalcinenovooeste

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

12 de abril (quinta-feira)

-19h Abertura
– 20h exibição do filme “Alma do Brasil” com trilha sonora executada ao vivo pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, regida pelo maestro Eduardo Martinelli
– Festa na Brava após exibição.

13 de abril (sexta-feira)

  • Manhã e tarde oficina de Crítica de Cinema com Roberto Sadovski (9h as 16h)
  • 17h as 18h30 Mesa redonda “Possibilidades cinematográficas em Mato Grosso do Sul”

Exibição de filmes

19h Ilustres Desconhecidos – Airton Raes
19h20 Conceição dos Bugres – Candido Alberto da Fonseca
19h30 Conexões Perdidas – Albano Pimenta
19h45 Pai aos 15 – Danilo Custódio
20h Não Me Lembro – Fábio Flecha
20h25 A Vez de Matar, a Vez de Morrer -bGiovani Barros
20h50- Vampiros – Filipi Silveira
21h05 Solidão e Meia – Helton Perez
21h45 Nós, o(u)tros – Rodolfo Ikeda & Helton Perez
22h Aldeinha: (re)existindo – Cainã Siqueira, Gustavo Tanus e Raylson Chaves

14 de abril (sábado)

Manhã e tarde oficina “Roteiro Cinematográfico para Westerns” com Paulo Marcelo Do vale (9h as 16h)
18h La plata yvyguy – Enterros e Guardados – Marcelo Felipe sampaio e Paulo alvarenga
19h10 Exibição do Documentário Pitanga. 1h50. (Direção Beto Brant e Camila Pitanga). Exibição com a presença de Antonio Pitanga e Beto Brant.
21h Mesa “Os desafios da inserção dos atores negros no mercado” (participação Antonio Pitanga)
– Festa do Festival no Drama Bar

15 de abril (domingo)

15h às 18:30 – Piquenique com roda de conversa “O cinema sob o olhar feminino”
Exibição de filmes
19h Questão de Honra – Carol Araújo
19h20 De tanto olhar o céu gastei meus olhos – Nathália Tereza
19h45 “Eu te amei essa noite – Ana Ostapenko
20h Argento – Mariana Sena Madureira Figueiró
20h15 A procura de Marçal – Natalia Moraes & Carol Caco
20h40 Reexistência – Eu posso ser você sem deixar de ser quem sou! – Amanda Dim & Nadja Mitidiero
20h55 Flor Brilhante e as Cicatrizes de Pedra – Jade Rainho
21h20 Astaroth – Larissa Anzoategui

O ator Antônio Pitanga é um dos convidados do evento, e participará de uma mesa redonda e apresentação de filme no sábado (14).

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-