18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Campo Grande retoma cadastro biométrico eleitoral

- Publicidade -

TRE/MS cancelou 80 mil títulos de eleitores e ampliou para 647 mil o número de cadastrados biometricamente entre 2016 e 2018

13/04/2018 09h42 – Elvio Lopes

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), reiniciou o cadastramento biométrico para os eleitores que tiveram seus títulos cancelados com o esgotamento do prazo para emissão dos novos documentos, em 18 de março passado, que havia sido prorrogado para que o número chegasse mais perto possível do número de pessoas que votam na Capital. Foram 647.740 eleitores cadastrados até 31 de março e a estimativa do tribunal é que 80.058 eleitores não compareceram na Justiça Eleitoral para fazer a biometria.

Nas eleições de 2016, a Capital havia registrado 595.174 eleitores, com um crescimento estimado em 8,11% e o prazo final para a emissão de títulos é 9 de maio – tanto os novos, para quem ainda não possui o documento – quanto para os que tiveram seus títulos cancelados por conta da falta de comparecimento aos postos de cadastramento.

Segundo a assessoria do TRE/MS, o atendimento ao eleitor está sendo realizado em cinco pontos de cadastramento, no próprio Fórum Eleitoral, no Parque dos Poderes, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h e no Centro Integrado de Justiça (Cijus), no centro de Campo Grande, também com atendimento nos dias úteis da semana, das 12 às 18h, para 150 pessoas, que serão atendidas mediante a distribuição de 250 senhas diariamente.

Nos práticos – Jardim Aero Rancho, Terminal Guaicurus e General Osório – o atendimento é realizado diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h, com a entrega de 150 senhas em cada ponto.

Os eleitores que perderam seus títulos devem comparecer aos postos de atendimento levando o original e cópia de um documento oficial de identificação com foto e o original de um comprovante de residência atualizado. Aos eleitores que precisam emitir o primeiro título, segunda via ou transferência de domicílio também podem comparecer aos postos com os mesmos documentos e homens, entre os 18 e 45 anos, devem apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.

A Justiça Eleitoral esclarece também que, em casos de multas por ausência em votações ou ao sérvio eleitoral e que estejam pendentes de quitação, o eleitor deve procurar os postos e fazer o pagamento nas agências do Banco do Brasil.

ESTADO

No Estado, até 31 de março deste ano, o tribunal havia registrado 1.916.068 eleitores, com um aumento de 40.199 eleitores em relação à eleição de 2016 – registro em 4 de maio daquele ano – com índice de 2,098% no período. Do total dos eleitores sul-mato-grossenses, 996.187 – 51,991% são mulheres e 919.881 – 48,009%, de homens.

OS POSTOS

Os postos de atendimento da Justiça Eleitoral são a Central de Atendimento ao Eleitor, no Fórum Eleitoral, à Rua Delegado José Alfredo Hardman, no Parque dos Poderes; o Centro Integrado de Justiça (Cijus), na Avenida Calógeras, esquina com Rua Sete de Setembro, no centro da cidade; e os fáceis Aero Rancho, na Avenida Marechal Deodoro, 2.603, em frente ao terminal Aero Rancho; Guaicurus, na Avenida Gury Marques, 5.111, no Bairro Universitário, a 100 metros do terminal Guaicurus e o General Osório, na Rua Santo Ângelo, 51, no Bairro Coronel Antonino, em frente ao terminal.

Fórum Eleitoral da Capita, onde cadastro para biometria foi reaberto esta semana

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-