15 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Capital quer investir R$ 100 milhões na ampliação de linhas de ônibus

- Publicidade -

Com o asfalto de mais cinco linhas de ônibus, praticamente 100% da malha que serve de itinerário ao transporte coletivo da Capital estará pavimentada

14/03/2018 06h32 – Elvio Lopes

O prefeito da Capital, Marcos Marcello Trad (PSD) vem mantendo contatos na última semana com o Ministério das Cidades para viabilizar o financiamento de mais R$ 100 milhões para obras de recapeamento de corredores do transporte coletivo e asfaltamento de linhas de ônibus em Campo Grande. Os projetos, para complementar o PAC da Mobilidade Urbana, que já tem garantido R$ 110 milhões, estão sendo concluídos por equipes do município.

O município está se cadastrando no Programa Avançar Brasil, do Ministério das Cidades, com a finalidade de conseguir recursos para recapear 34 quilômetros de corredores do transporte coletivo e implantação de 10,8 quilômetros de asfalto em linhas de ônibus e ainda a construção de 30 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, com sinalização horizontal e vertical em diversas regiões da Capital.

Dentro de três meses devem ser divulgadas pelo ministério das cidades habilitadas para a linha de financiamento, que terá juros subsidiados e contrapartida de 5% do município, com até 20 anos para pagamento e carência de 48 meses.

No corredor Sul, ligação entre os terminais Guaicurus e Morenão, que tem recursos assegurados do PAC Mobilidade para o recapeamento do trecho de 4,6 quilômetros da Avenida Gury Marques, o Avançar Cidade contempla a recuperação do asfalto na Rua Rui Barbosa (4,04 km). Do corredor Norte há recursos do Mobilidade para recapear a Rua Bahia (uma extensão de 1,8 km).

O trecho mais extenso (somando as duas pistas) são os 10,52 km da Avenida Cônsul Assaf Trad, desde a rotatória com o macroanel (no Jardim Colúmbia) até se encontrar com a Avenida Coronel Antonino. Junto com a recuperação do pavimento, será implantada a rede de drenagem para resolver problemas de alagamentos na saída para Cuiabá e região do Bairro São Francisco, que atualmente impactam o córrego Cascudo na Avenida Rachid Neder e quando há chuva mais intensa, leva ao transbordamento do Segredo (onde o Cascudo desemboca) na altura da rotatória com a Avenida Ernesto Geisel.

Com o asfalto de mais cinco linhas de ônibus, praticamente 100% da malha que serve de itinerário ao transporte coletivo da Capital estará pavimentada. Serão beneficiadas as linhas Jardim Inápolis (3,8 km); Polo Empresarial Oeste (0,70 km); Residencial Teruel (0,62 km) Granja São Luiz e Bandeira (2,92 km) e Conjunto Leon Denizart Conte (2,8 km).

CICLOVIAS

No projeto está prevista a implantação de 29,5 quilômetros de ciclovias, na Avenida Luiz Alexandre, entre Afonso Pena e Rua Antonio Maria Coelho e duas a partir da Avenida Fábio Zahran; em toda extensão da Avenida Manoel da Costa Lima; na Rua Antônio Maria Coelho, entre a Rua Professor Luiz Alexandre e rotatória com a Avenida Mato Grosso e Rua Plutão, na ligação com a Avenida Noroeste.

CICLOFAIXAS

A implantação de ciclofaixas também constam do projeto, em várias regiões da cidade, de importantes ligações com as avenidas Cônsul Assaf Trad, Avenida Fábio Zahran, Avenida Duque de Caxias, Avenida Euler de Azevedo, Avenida Ernesto Geisel e Avenida Tamandaré.

ÔNIBUS

As linhas de ônibus serão recapeadas no Jardim Inápolis, Polo Empresarial Oeste, Residencial José Teruel, Granja São Luiz, Bandeira e Leon Denizart Conte e nos corredores do transporte coletivo; nas avenidas Mato Grosso, Cônsul Assaf Trad, Calógeras e Costa e Silva e ruas 25 de Dezembro, Alegrete e Rui Barbosa.

Trevo das avenidas Gury Marques-Costa e Silva com Interlagos, que poderá ter recursos para recapeamentoFOTO: DIVULGAÇÃO

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights