24.8 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Caravana da Saúde reduz fila por endoscopia em MS

- Publicidade -

Na Caravana, biópsias também são feitas em alguns casos de úlcera para avaliar a possível presença de câncer. Segundo médico Marcio, a endoscopia é indicada para pacientes acima dos 40 anos

Por: Luciana Brazil/Notícias MS – 27/05/2016 09h07

O exame de endoscopia, realizado para diagnosticar diversas doenças do aparelho digestivo, começou a ser oferecido, na manhã de ontem na Caravana da Saúde. Ao todo, serão disponibilizados mil exames, 50 por dia, para os pacientes que aguardam na fila de espera do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Alívio para quem vive em busca de tratamento, como o mecânico Ademir Barbosa, 58 anos. O desconforto era tanto que Ademir precisou pedir demissão da oficina, já que não conseguia mais trabalhar com qualidade.

“Eu como e vomito, quando como dói muito minha barriga. Não aguentei e tive que pedir demissão. Quando eu estiver curado, volto a trabalhar até eu morrer. Fazer esse exame hoje vai me ajudar demais, vou ter um tratamento”, disse Ademir que há 4 meses aguardava pelo exame.

Pela endoscopia é possível diagnosticar doenças do aparelho digestivo alto, como gastrite, úlcera, câncer, hérnias, sendo usado também para casos de pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica, como explicou o cirurgião do aparelho digestivo e endoscopista Marcio Domingos Batista.

Ainda conforme o médico, o exame também detecta a presença de uma bactéria no estômago, responsável por alguns tipos de câncer ou úlcera. “A endoscopia detecta a bactéria Helicobacter pylori que infecta a mucosa do estômago humano. Muitas úlceras e alguns tipos de gastrite e de câncer do estômago são causados por causa dessa infecção”, disse o médico.

A secretaria executiva Ane Caroline de Oliveira Santos, 23 anos, espera pela endoscopia desde fevereiro, quando passou por uma consulta médica para descobrir as causas das dores no estômago. Na fila de espera, ela até pensou em fazer o exame, mas com o custo alto acabou desanimando.

“É R$700, R$ 800 um exame desse. Muito caro. Até poderia tentar pagar, mas é caro demais. No posto de saúde eu não tinha previsão para ser atendida. A Caravana da Saúde ajudou, facilitou muito. Sem a Caravana não haveria essa quantidade de pessoas sendo atendidas e nem com essa rapidez”, disse a secretaria.

Na Caravana, biópsias também são feitas em alguns casos de úlcera para avaliar a possível presença de câncer. Segundo médico Marcio, a endoscopia é indicada para pacientes acima dos 40 anos.

Exames de endoscopia começam e pacientes há meses na fila são atendidos na Caravana da Saúde - foto : Jéssica Barbosa

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights