22.3 C
Dourados
terça-feira, 16 de abril de 2024

Comunidade Bahá´i de MS celebra bicentenário de Bahá´u´lláh

- Publicidade -

Comunidade Bahá´i de MS celebra o bicentenário de Bahá´u´lláh

Na Câmara Federal, haverá sessão solene, dia 29 de novembro, pelo bicentenário

16/10/2017 09h49 – DouradosAgora

A Comunidade Bahá´í ao redor do mundo comemora este ano o bicentenário do nascimento de Bahá’u’lláh – considerado por milhões de pessoas das mais diversas procedências religiosas, culturais e étnicas o precursor de uma era de paz, justiça e unidade entre as nações, como resultado do esforço coletivo da humanidade.

As celebrações vêm ocorrendo ao longo do ano com a participação massiva de autoridades e convidados. Na Câmara Federal, em Brasília, sessão solene marcada para o dia 29 de novembro, às 9h, prestará homenagem pelo bicentenário de Bahá’u’lláh.

Em Dourados, haverá três solenidades, durante este próximo final de semana. Aberto ao público, o evento de sexta-feira, 20 de outubro, acontece a partir das 19h30, na rua Iguassu, 1105, Jardim Girassol, residência do professor doutor Vito Comar e família. Para mais informações, o telefone de contato é: (67) 99860.2245 (Vito).

Em Campo Grande, o evento do bicentenário de Bahá´u´lláh será no dia 21 de outubro, próximo sábado, no Centro Comunitário do Bairro Universitário, à Rua Elesbão Murtinho, 645, a partir das 19h. Na Capital, o contato é: (67) 981064230 (Jader Rodrigues).

Mais informações sobre a Fé Bahá´i e o Bicentenário podem ser conferidas no site: www.bahaullah.org.br

Quem foi Bahá’u’lláh – A Glória de Deus

Nascido na Pérsia, em 1817, Bahá’u’lláh assegurou que a humanidade, tendo passado pelo estágio da infância, avança para a sua maturidade coletiva.

As mudanças revolucionárias e profundas que ocorrem atualmente são características desse período de transição. Pensamentos, atitudes e hábitos de estágios anteriores estão sendo descartados e novos padrões de pensamento e ação que refletem sua iminente maturidade estão criando raízes pouco a pouco.

Bahá’u’lláh comparou a humanidade ao corpo humano: um sistema complexo, diverso em seu interior, organicamente interdependente, dinâmico e vivo. É chegado o tempo de toda a humanidade reconhecer o laço profundo que a conecta, reconciliar suas diferenças e unir-se como um só povo. Para isso, a necessidade atual e urgente da humanidade é encontrar uma visão unificadora do futuro da sociedade, da natureza da vida e do seu propósito. Tal visão é descrita nos escritos de Bahá’u’lláh.

No decorrer da história, Deus enviou à humanidade uma série de Manifestantes cujos ensinamentos serviram para elevar as relações humanas e fazer avançar a vida coletiva da humanidade. Esses Manifestantes incluem Krishna, Zoroastro, Moisés, Buda, Jesus, Muhammad e outros. Bahá’u’lláh é o mais recente desses, o Portador de uma Revelação Divina que cumpre as promessas feitas por todos os Manifestantes anteriores e que há de gerar a força e o vigor espiritual necessários para a união e harmonia de todos os povos do mundo. Ele explicou que as religiões do mundo provêm da mesma Fonte e em essência são sucessivos capítulos de uma única religião proveniente de Deus.

Cada vez que surge um Manifestante de Deus, uma porção maior de inspiração é liberada no mundo para um novo estágio do despertar e do progresso da humanidade. Um ser humano — comum em todos os aspectos exteriores — é chamado para ser o porta-voz de Deus.

Em meados do século XIX, Deus convocou Bahá’u’lláh para transmitir uma nova Revelação à humanidade. Durante quatro décadas, milhares de versículos, cartas e livros foram revelados. Em Seus Escritos, Ele delineou os elementos para o desenvolvimento de uma civilização global que leva em consideração tanto a dimensão espiritual quanto a dimensão material da vida humana.

Tamanha foi a repercussão de Sua mensagem que, em pouco tempo, milhares de pessoas de toda a Pérsia convergiram para a nova causa. O impacto de Sua Revelação fez com que lideranças religiosas e governantes da época se sentissem muito ameaçados, o que deu início a uma onda de perseguições sem precedentes. Bahá’u’lláh sofreu 40 anos de aprisionamento, tortura e exílio; foi apedrejado, açoitado, preso por pesadas correntes de ferro amarradas ao Seu pescoço, envenenado, separado de Seus parentes e amigos, banido de Sua terra natal e encarcerado na mais temida colônia penal do Oriente. Apesar de todos os esforços dos reis e governantes da época em tirar Sua vida e extinguir a chama de Sua Fé, cada golpe arquitetado para eliminá-Lo parece, em retrospecto, tê-Lo elevado. Gradualmente, Ele se tornou, conforme um historiador inglês disse: “o objeto de um amor que reis poderiam invejar e imperadores almejar em vão.”

Hoje, Sua vida e missão estão se tornando cada vez mais conhecidas em todo o planeta. Milhões de pessoas de todas as nações e povos da Terra estão aprendendo a aplicar Seus ensinamentos às suas vidas individuais e coletivas para a melhora do mundo. “Os ensinamentos de Bahá’u’lláh … nos oferecem atualmente a mais elevada e pura forma de ensinamento religioso…”

SERVIÇO

www.bahai.org.br

www.bahaullah.org.br

Santuário é ponto de visitação de peregrinos de todo mundo, que vão à Terra Santa

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights