27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Crise aumenta número de Ações Trabalhistas em MS

- Publicidade -

Crise aumenta número de ações trabalhistas em Mato Grosso do Sul

Por: Da redação – 30/04/2016 08h25

A Justiça do Trabalho de Mato Grosso do Sul recebeu 11.179 novos processos no primeiro trimestre deste ano, o que representa 12,6% a mais do que o mesmo período de 2015 quando foram distribuídas 9.924 ações nas duas instâncias trabalhistas. Para o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, a crise econômica foi responsável pelo aumento dessa demanda. Apesar de 2015 também ter apresentado um aumento do número de processos em relação a 2014, o crescimento foi bem menor, de 5,6%.

O magistrado lembra que o orçamento de custeio do TRT/MS para 2016 teve uma redução de 31%, cerca de R$ 5,6 milhões a menos. Mesmo com as medidas para ajustar as despesas, houve um aumento de 21,7% no número de processos solucionados nos três primeiros meses deste ano, quando foram julgados 9.606 processos nas duas instâncias. “Apesar da difícil situação de motivação dos servidores e juízes que são afetados pelos cortes orçamentários, ambos têm contribuído positivamente para o atendimento do aumento dessa demanda de trabalho”, afirmou o Presidente Nery Azambuja.

Durante todo o ano de 2015, 44.798 novos processos foram distribuídos no TRT de Mato Grosso do Sul. Dez empresas concentraram 18% do total das reclamações trabalhistas do ano passado. São elas: Seara, Consórcio UFN III, JBS, Petrobrás, OI, Galvão Engenharia, Sinopec, Brasil Telecom, Eldorado e Biosev.

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) divulgou, na semana passada, o levantamento dos maiores litigantes do país na Justiça do Trabalho com o objetivo de identificar e reduzir em 2% o quantitativo de processos acumulados das pessoas jurídicas ou físicas que detêm a maior concentração de ações nos TRTs e TST em relação ao ano anterior. Em 2015, lideraram os bancos privados, varejo, telefonia, produtoras de petróleo, siderúrgicas, construtoras, empresas públicas, mineradoras e produtoras de alimentos.

Crise aumenta número de Ações Trabalhistas em MS

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-