21.2 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Detran lança sistema que dá mais segurança à formação de condutores

- Publicidade -

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul 23/07/2017 07h00

Desde esta quinta-feira (20.7) os alunos que entrarem nos automóveis das autoescolas cadastradas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) para o processo de primeira habilitação, adição e mudança de categoria, vão encontrar uma câmera e um leitor biométrico no veículo.

Os equipamentos fazem parte da nova tecnologia de videomonitoramento de aulas e provas práticas do órgão e vale para a preparação de motoristas nas categorias B (carros), C (caminhão), D (ônibus) e E (veículos com dois reboques).

O sistema substitui a antiga prancheta utilizada pelos instrutores e examinadores, uma vez que toda a imagem e som da aula e exame prático são gravados, gerando assim um relatório das faltas cometidas pelo aluno.

No caso das aulas é possível certificar se o tempo foi cumprido, se as aulas seguem o plano pedagógico e se está sendo transmitido ao aluno todas as habilidades e competências necessárias.

Um dos benefícios do sistema é que os alunos também podem solicitar a filmagem da aula e da prova em caso de reclamação ou conflito.

Para o Detran, a tecnologia objetiva melhorar o processo de primeira habilitação, por intermédio do aperfeiçoamento de três aspectos: segurança, transparência e caráter pedagógico.

“O Detran-MS vem implantando uma sequência de ações de qualificação do processo de habilitação do Estado.

Relacionando-se a medidas que implicam diretamente na superação da meta de redução de mortes no trânsito estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU) “, ressalta Gerson Claro, diretor-presidente do Detran-MS.

A diretora de Habilitação do órgão Rosilda Melo, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (20.7) apresentou todo o processo para a obtenção da CNH, demonstrando etapa por etapa e a tecnologia empregada.

“A telemetria e a biometria deram mais agilidade e segurança ao início do processo da CNH até a sua emissão.

Hoje podemos dizer que o Detran do Mato Grosso do Sul, destaca-se no cenário nacional como um órgão de trânsito que investe em tecnologia em prol do usuário”, completa.

Entre os anos de 2013 e 2016, o estado reduziu em aproximadamente 33% o número de acidentes. “Os números nos mostram a importância de qualificar o processo de habilitação, acredito que investimento em tecnologia, agregando transparência aliado as campanhas educativas, nossos resultados serão cada vez mais positivos”, conclui Gerson Claro.

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights