30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Emmanuel Marinho lança “Satirílico” na Capital

- Publicidade -

Emmanuel Marinho lança “Satirílico” na Capital –

A obra selecionada para o vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) reúne poemas urgentes, jornalísticos

29/05/2017 10h12 – Douradosagora

O Serviço Social do Comércio (Sesc) Morada dos Baís promove nesta terça-feira (30), ás 19h30, a edição do Café Literário, desta vez com o escritor Emmanuel Marinho, lançando o livro “Satirílico”, obra selecionada para o vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A participação é gratuita e contará com pequeno recital do poeta.

“Satilírico” é o quinto livro do poeta e reúne poemas urgentes, jornalísticos, a maioria publicada em seu tempo, na imprensa ou distribuída de forma clandestina pelas ruas, por causa da censura da época. Uma brincadeira com a dor e com o riso, expande-se entre alguns números em meio a tantas letras: 1964-1994 – 30 anos de história cantada em folhetins.

“Satilírico” lança seus tentáculos sobre os problemas de um país inteiro, desenhando a sombra “chapliniana” do adorável “palhaço vagabundo”, que faz rir enquanto coloca o dedo na ferida dos problemas políticos e sociais. Por isso, ele é sátiro e é lírico, é Satilírico: o humor é sutil, irônico, cômico, critica com ironia; a composição poética inspira o canto, a lira, o sentimento, a emoção. Tudo junto e misturado num ser dual e camaleônico, revela uma alma satírica que escarnece dos sentidos desgastados e das teorias hipócritas e mostra um coração lírico, que se enternece e se solidariza com o próximo, o distante, o local, o universal. …Curiosamente, publicado em 1995, o livro tornou-se atemporal: os temas transpuseram os umbrais do novo século e sua linguagem visual – marca conceptual do poeta deste e de todos os seus livros – garante, com sua vocação folhetinesca, a veemência da arte engajada e de protesto”, assinala a professora Rita Pacheco Limberti, que assina o posfácio da obra.

Desde 2016, a UFGD tem selecionado obras do autor em sua lista de leituras recomendadas para os vestibulares. E este ano, a obra “Satirílico” será objeto de questões da prova de Literatura. Para atender à grande demanda gerada entre essa geração de jovens vestibulandos, professores de cursos preparatórios e colégios de todo o estado, o poeta, por meio de sua editora Bazar de Poesia, providenciou a segunda edição.

  • O Café Literário oferece ao escritor espaço para apresentar suas construções e aproximar o público da literatura. O projeto é dedicado à manifestação da expressão literária, que tem como objetivo divulgar e incentivar a produção regional em suas diversas expressões ou gêneros, ainda na mesma linha atua diretamente para formar leitores e fomentar a produção artístico cultural.

Emmanuel Marinho lança "Satirílico" na Capital

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-