18.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Indústria da moda dribla crise e inova mercado com redes sociais

- Publicidade -

Douradosagora – 25/10/2016 08h43

Iniciada pelos blogs de street style e passando pelas it girls, a revolução nas ações realizadas por indústrias do vestuário e marcas de roupas envolvem, cada vez mais, a interação com o público por meio das redes sociais. A importância do Facebook, Instagram, WhatsApp e outras ferramentas da Internet permitem driblar a crise, ampliar o nível de relacionamento entre as marcas e o consumidor, conforme palestra “Contatos”, que na noite desta segunda-feira abriu o 6º Ciclo do Inova Moda, no auditório do Senai de Campo Grande, que é uma iniciativa do Senai de Mato Grosso do Sul em parceria com o Senai Cetiqt, Sebrae/MS e Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação do Estado).

“Os empresários precisam entender que ou ele fica por dentro desta nova forma de consumo, a virtual, ou ele está morto”, resumiu a palestrante Marlúcia Aparecida dos Santos, de Goiânia (GO), que presta consultoria de planejamento e desenvolvimento de coleções e veio à Capital ministrar parte das oficinas gratuitas que serão oferecidas durante o Inova Moda até a próxima sexta-feira (28/10).

Segundo a consultora, é seguro dizer que o foco de grandes marcas são as redes sociais e que muitas destas empresas inclusive sobreviveram à crise econômica por ter a sensibilidade de compreender as novas formas de consumo digital, relacionamento e conversação com o consumidor. “Pode parecer surreal, mas hoje muitas marcas ainda não têm uma Fanpage no Facebook, não expõem suas peças no site de relacionamento”, afirmou.

Na palestra, apresentando cases de sucesso, a consultora busca conscientizar os empresários participantes quanto à necessidade de aliar o modelo de vendas tradicional, restrito à vitrine da loja física e representantes comerciais, aos novos cenários de consumo digital. “É claro que uma crise econômica como a que o Brasil enfrentou pode impactar nas vendas, mas uma boa gestão tem o poder de driblar isso facilmente. Eu, por exemplo, atendo uma marca de jeans e eles postam looks no Instagram, tem Fanpage no Facebook e treinam vendedoras para ter uma maior interação no WhatsApp. Nem sentiram a crise passar”, garantiu.

Parceiras

Parte do Projeto Nacional de Moda – NoSSo, o Inova Moda já é um evento consagrado, que é realizado há três anos, explica o gerente do Senai de Campo Grande, Marcos Costa. “O Inova Moda é um evento já consagrado, e está no 6º ciclo em razão da versatilidade que a moda exige. Dificilmente uma empresa terá toda a estrutura necessária para a criação de uma coleção, como estilistas e outros profissionais, e os empresários podem ter acesso a consultorias relacionadas a tudo que diz respeito a esse processo, e se beneficiarem com isso de forma totalmente gratuita”, afirmou.

Presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso destacou que o Inova Moda integra a série de ações realizadas para desenvolver graças à parceria entre as instituições, com o intuito de aprimorar as coleções das empresas sul-mato-grossenses do setor. “Esta é uma das ações desenvolvidas e que engloba um trabalho maior, que é o plano de ações para o setor, e que, entre outros fatores, permite às indústrias entrarem no mercado mais competitivas”, avaliou, acrescentando que o calendário de ações de 2016 será encerrado com a Semana da Moda, realizada pelo Sebrae/MS, de 4 a 6 de novembro, em parceria com o Senai, Sindivest/MS e outras instituições.

Analista de atendimento do Sebrae/MS, Ricardo Santos destacou, durante a abertura do Inova Moda, que são justamente estas parcerias que permitem a realização de consultorias gratuitas para empresários da indústria do vestuário. “Principalmente o Sindivest, que batalhou para que esse evento pudesse acontecer, para que o Sebrae pudesse oferecer um projeto em prol de pequenos empresários do setor”, afirmou. O vice-secretário do Sindivest/MS, Cláudio Salomão, também agradeceu a disposição do Senai e Sebrae em atender a demanda dos empresários do setor.

Coordenadora do Inova Moda, a consultora e técnica do CTV (Centro de Tecnologia do Vestuário) do Senai de Campo Grande, Hanna Viana, finalizou afirmando que equipe está à disposição para atender aos empresários. “Se você tem uma empresa, pode nos procurar, podemos ajudá-los desde o processo criativo, passando pelo desenvolvimento de produtos, texturas e cortes alinhados às tendências nacionais e internacionais”, analisou, completando que o Inova Moda segue até sexta-feira (28/10) com oficinas ministradas no CTV do Senai de Campo Grande pelas consultoras de moda Marlúcia Aparecida dos Santos, de Goiânia (GO), e Ana Karol Melo, de Brasília (DF).

Confira abaixo a programação completa:

25/10 – 7h30 às 17h30: Oficina de Criativação (Marlucia Aparecida dos Santos)

26/10 – 7h30 às 17h30: Oficina de Desenvolvimento de Produtos (Marlucia Aparecida dos Santos)

27/10 – 7h30 às 17h30: Oficina de Forma (Ana Karol Melo)

28/10 – 7h30 às 17h30: Oficina de Ficha Técnica (Ana Karol Melo)

Indústria da moda dribla crise e inova mercado com redes sociais

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-