19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ministério da Saúde investiga três casos de febre amarela em MS

- Publicidade -

22/01/2018 15h21 – Por: Da redação

Três casos suspeitos de febre amarela em humanos estão sendo investigados em Mato Grosso do Sul. A informação é do Ministério da Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde contesta os casos suspeitos e diz que foram registrados em São Paulo.

Os três pacientes são tratados em São Paulo e foi a secretaria de saúde do Estado vizinho que informou o ministério da apuração. Estas pessoas teriam passado por Mato Grosso do Sul recentemente e, como o estado é região endêmica da febre amarela silvestre, os casos estão em investigação por aqui também.

Macaco morto

Um macaco foi encontrado morto em uma fazenda que fica às margens da BR-267, entre Rio Brilhante e Maracaju, na noite de sábado (20). O animal foi recolhido e levado para exames em Campo Grande para verificar a causa da morte.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Maracaju, moradores da fazenda viram o macaco e acionaram o Corpo de Bombeiros. Os resultados dos exames irão indicar se é preciso tomar providências referentes a doenças.

A Secretaria de Estado de Saúde diz que cinco casos de morte de macacos foram registrados entre julho de 2017 e janeiro de 2018. Esses casos são chamados de epizootia. Nenhum foi confirmado como febre amarela.

A morte de macacos por febre amarela próxima a áreas urbanas sempre é alvo de alertas das autoridades de saúde e vista com preocupação pela população. Os primatas têm uma relação direta com o ciclo da doença. Embora eles não sejam transmissores, são hospedeiros.

Na prática, isso significa que só haverá contágio se um animal infectado for picado por um mosquito e, na sequência, este picar uma pessoa. Logo, em vez de vacinar apenas a população, não seria mais efetivo imunizar também os macacos contra o vírus? Segundo o Ministério da Saúde, ainda não existe uma vacina para febre amarela licenciada para uso em animais no Brasil.

Doses disponíveis

Todos os municípios de Mato Grosso do Sul estão abastecidos com a vacina contra a febre amarela. Além das vacinas distribuídas, a Secretaria de Estado de Saúde possui 80 mil doses em estoque. A Secretaria acredita que a quantidade é suficiente porque grande parte da população já é imunizada.

Por conta desse estoque, Mato Grosso do Sul não precisa implantar a vacina fracionada, ao contrário do que acontece na Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Transmissão e sintomas

A doença é transmitida por um mosquito, que pica pessoas e macacos. Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, náusea, icterícia (amarelamento da pele), dores no corpo, calafrio, perda de apetite, olhos amarelados e sangramento.

Em 2017, seis macacos foram encontrados mortos em Mato Grosso do Sul, mas os resultados foram negativos para a doença. Os primatas foram encontrados em Corumbá (2), Dourados (1), Ladário (1) e Campo Grande (2).

Todos os municípios de Mato Grosso do Sul estão abastecidos com a vacina contra a febre amarela

Macaco morto em fazenda de MS (Foto: Prefeitura de Maracaju/Divulgação)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Carta de convocação

- Publicidade-