20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Poder Judiciário lança campanha Mulher Brasileira nesta segunda-feira

- Publicidade -

TJ/MS – 06/03/2017 06h00

Hoje 6 de março, às 19h30, no Centro Integrado da Justiça (Cijus), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e da 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, o Poder Judiciário lança a campanha Mulher Brasileira, uma proposta que engloba diversas ações em prol da mulher e contra toda forma de violência doméstica.

As ações serão desenvolvidas ao longo do ano, visando debater a necessidade de uma mudança de cultura. A intenção é informar a sociedade sobre os crimes cometidos contra a mulher, as formas de se buscar ajuda, fomentar a cultura da paz, resultando em uma verdadeira transformação da triste realidade ainda existente no país.

Entre as ações estão o 1º Colóquio sobre Gênero, uma forma mais próxima de palestras que serão realizadas no auditório do Cijus para grupos de 100 pessoas, em que três doutores apresentarão a realidade brasileira e fomentarão o debate.

Outra forma de propagar essa tentativa de mudança de mentalidade será a apresentação teatral nas localidades a serem atendidas pela Carreta da Justiça, a qual terá o objetivo de atender mulheres vítimas de violência doméstica destas localidades, com orientações e concessões de medidas protetivas. No dia 4 de abril, o teatro será levado para Rochedinho e no dia 11 será a vez de Anhanduí.

A peça de teatro em 360 graus será apresentada em praça pública, na tentativa de difundir uma nova cultura de respeito e paz.

As encenações teatrais serão também apresentadas na Capital, em locais de grande fluxo de pessoas. E mais importante: o teatro é constituído de uma linguagem simples e de fácil compreensão.

E a programação continua. No dia 28 de abril será a vez da Caminhada da Mulher Brasileira, dentro do programa Justiça pela Paz em Casa.

O evento, realizado em parceria com diversas órgãos públicos e entidades, é uma forma de conclamar toda a sociedade no enfrentamento à impunidade e à violência contra a mulher. Na primeira edição cerca de mil pessoas participaram.

Para a caminhada nas principais ruas da região central de Campo Grande, um carro de som auxiliará na propagação da mensagem ao público.

Os integrantes da caminhada distribuirão panfletos explicativos pelas ruas onde passarem para transeuntes, motoristas de veículos e pontos comerciais/residenciais.

O projeto Mãos emPENHAdas Contra a Violência, inédito no país, também integra as propostas do Mulher Brasileira e pretende tornar os profissionais da beleza multiplicadores de informações sobre todas as formas de violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Os estabelecimentos terão um Selo de Parceria para identificar a participação na campanha. A iniciativa terá a parceria de salões de beleza de Campo Grande, sendo capacitadas as profissionais que atuam nestes estabelecimentos para identificar a violência doméstica e orientar as vítimas.

Dentro do programa haverá também um projeto contínuo de oficinas sobre sexualidade para as mulheres em situação de violência, atendidas pela 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital.

O interesse em trabalhar a temática surge da importância de promover um espaço de escuta, reflexão e empoderamento à mulheres em situação de violência doméstica e familiar, a partir do conhecimento do próprio corpo e das diversas expressões de vivências de sua sexualidade.

A juíza Jacqueline Machado, titular da primeira Vara de Medidas Protetivas no Brasil e que responde pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, pasta de suma importância diante da realidade brasileira em que a mulher infelizmente ainda é vítima de tanta violência, é a autora do programa e explica a importância de se desenvolver diferentes ações, atingindo várias camadas da sociedade.

?Precisamos combater essa violência de gênero não apenas através da ação repressiva, mas também é precisamente através de projetos e ações que deem visibilidade para este tipo de violência e que consigam auxiliar na mudança da cultura machista, tão presente no mundo?.

Campanha terá ações durante todo o ano - Foto: Divulgação

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-