32 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Teatro Imaginário Maracangalha apresenta Mostra Nacional de Rua

- Publicidade -

Teatro Imaginário Maracangalha apresenta VII Temporada do Chapéu – Mostra Nacional de Teatro de Rua

Por:DouradosAgora – 14/03/2017 09h43

Nos dias 16 a 19 de março, o Teatro de Rua vai ocupar a cidade. É que o Teatro Imaginário Maracangalha realiza a VII Temporada do Chapéu nas ruas de Campo Grande.

Para iniciar, haverá o tradicional Cortejo de Abertura que será conduzido pela Orquestra Vai Quem Vem e com demais artistas. A programação conta com mostra de teatro de rua, intervenção artística, performance, seminários, oficinas, lançamento de livros e sarau a céu aberto.

A VII Temporada do Chapéu prevê a realização de 12 (doze) espetáculos de regiões diferentes do país e aqui de Mato Grosso do Sul também. Nas ações de formação acontecerá o “Seminário Arena Aberta – A rua é nossa” com a participação de artistas de diferentes regiões do Brasil: Vera Parenza (RS), Vanéssia Gomes (CE), Marcio Silveira dos Santos (RS), Marcelo Palmares (SP), Luiz Valente (SP), João Rocha (MS). O mediador dos Seminários será o diretor do TIM, Fernando Cruz.

VII Temporada Do Chapéu

A “Temporada do Chapéu”, em sua trajetória de seis anos consecutivos e agora na sétima edição tornou-se referência de arte pública em Campo Grande, no MS e no país, tendo reconhecimento notório por sua qualidade de espetáculos, performance, intervenções e seminários.

O projeto conta com o investimento do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC 2015) e também com o apoio cultural de parceiros como: SESC Mato Grosso do Sul, Central de Economia Solidária e Rede Brasileira de Rua.

As apresentações acontecerão em vários espaços públicos abertos, o que possibilita o acesso ao público de todas as idades e segmentos sociais, possibilitando ao o público campo-grandense ter acesso gratuito a produção teatral de rua do país e do MS.

A Temporada do Chapéu privilegia a troca de saberes entre grupos e a comunidade local durante a mostra, qualificando dessa forma os grupos locais que muitas vezes ficam isolados de ações formativas referente a linguagem de rua e suas especificidades.

A parte formativa da Temporada do Chapéu também acontece em espaços abertos, destacando-se pela participação de importantes nomes do teatro brasileiro e de estudiosos sobre arte pública em espaços públicos com lançamentos de publicações, seminário e oficinas abertas à comunidade.

Arena Aberta

O “Seminário Arena Aberta” é reconhecido como um dos importantes momentos de debate e construção de conhecimento sobre a relação entre arte pública e políticas públicas para arte em espaços abertos dentro do direito a cidade, a cada ano que passa mais pessoas interessadas participam desse importante momento.

O Grupo

O Teatro Imaginário Maracangalha ao completar dez anos em 2016 é reconhecido pela capacidade e importância em mudar e afirmar a cena de arte pública no MS realiza três vezes ao ano o “Sarobá – ocupação de rua” com linguagens integradas, mostra de repertório de espetáculos e intervenções no mês de agosto quando comemora seu aniversário, ocupando o ano todo as ruas e praças da cidade.

O grupo é composto por atores e produtores de arte e cultura e desenvolve ações continuadas de pesquisa, montagens e apresentações públicas, fazendo do chapéu sua forma de resistência, circulando nacionalmente com seus espetáculos e oficinas.

Participa ativamente da Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR) que integra grupos e companhias de teatro de rua com processos continuados, intercambiando conhecimento e formas de ocupação e realização de mostras e festivais de teatro, discutindo autogestão, criação, política e estéticas para rua.

Programação

16/03/2017 – QUINTA FEIRA

11h [Calçadão da Barão] Cortejo de Abertura com Orquestra Vai Quem Vem, Teatro Imaginário Maracangalha e artistas que estarão participando da VII Temporada do Chapéu.

12h [Calçadão da Barão] CIRCO LE CHAPEAU – Tradicional Pocket Show – Campo Grande

19h [Teatro de Arena da Orla Morena] CIRCO DO MATO – Os Corcundas – Campo Grande

20h [Teatro de Arena da Orla Morena] MAMULENGO RASGA ESTRADA – O Sumiço do Boi Pintadinho [Presidente Prudente – SP]

17/03/2017 – SEXTA FEIRA
9h às 11h30 Oficina sede economia solidária OFICINA – O Teatro e o Corpo – Grupo Pombas Urbanas – SP
15h30 [Sesc Morada dos Bais] ROSA DOS VENTOS – Super Tosco [Presidente Prudente – SP]

17h [Sesc Morada dos Baís]

GRUPO TEATRO DE CARETAS – Final de Tarde [ Fortaleza – CE]

19h30 [SEDE ECONOMIA SOLIDÁRIA] Seminário Arena Aberta – A RUA É NOSSA com Vera Parenza (RS), Vanéssia Gomes (CE), Marcio Silveira dos Santos (RS), Marcelo Palmares (SP), Luiz Valente (SP), João Rocha

Lançamentos dos livros:
Livro “Teatro de Rua – Discursos, Pensamentos e Memórias em Rede” Organizadores: Vanéssia Gomes; Licko Turle; Jussara Trindade.

Livro “Longa Jornada de Teatro de Rua Brasil Afora.” Autor: Márcio Silveira dos Santos

18/03/2017 – SÁBADO

11h [Praça Ari Coelho] Teatral Grupo de Risco – A Princesa Engasgada – Campo Grande

15h [Sesc Morada dos Baís]

MOENDA COLETIVO DE TEATRO – Amizade é uma Coisa, Farinha é Outra

16h [Sesc Morada dos Baís]

OIGALÊ – Circo de Horrores e Maravilhas [Porto Alegre – RS]

17h [Sesc Morada dos Baís]

POMBAS URBANAS – Era Uma Vez Um Rei [ São Paulo – SP]

SARAU DO CHAPÉU:- 16h na Orla Ferroviária

16h -GRUPO UÊBA – Zão e Zoraida em Mapa para Brincar [Caxias do Sul – RS]

17h30 -TEATRO IMAGINÁRIO MARACANGALHA – Tragicomédia de Dom Cristóvão e Sinhá Rosinha [Campo Grande

PERFORMANCE – Glória ao Boi nas Alturas

MÚSICA: – MOCAMBO GROOVE [Presidente Prudente – SP]

DJ LUCAS MOURÃO [Campo Grande – MS] Com músicas brasileiras que muito agradam ao paladar.

Teatro Imaginário Maracangalha apresenta Mostra Nacional de Rua

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights