26.6 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

TJ abre com teatro a “Semana pela Paz em Casa”; MS é 2º em violência familiar

- Publicidade -

Tribunal de Justiça abre “Semana pela Paz em Casa”

Mato Grosso do Sul é reconhecidamente o 2º com mais casos de violência doméstica e familiar e o pior, Campo Grande é a capital com mais casos de Feminicídio, assassinatos de mulheres por conta de seu gênero

21/08/2017 07h46 – Douradosagora

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) aproveitou o espaço cultural do Mercado Municipal de Campo Grande para lançar, na manhã de sábado (19), a 8ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, idealizada pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Cármen Lúcia, e encampada pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Divoncir Schreiner Maran. A mobilização nacional visa conscientizar e erradicar toda forma de violência contra as mulheres.

Na abertura da Semana pela Paz em Casa, a juíza Liliana de Oliveira Monteiro, colaboradora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, ressaltou a importância de divulgar o que é a violência doméstica, de como ela é tratada e quais são as ações que devem ser adotadas para combatê-la. “O objetivo do Tribunal de Justiça é mobilizar e trazer à população informações sobre o que é a violência doméstica e o que constitui as agressões contra as mulheres e meios de combater a violência doméstica”, destacou a magistrada.

O diretor e ex-presidente da Associação do Mercadão Municipal, Ronald Kanashiro, a dramatização apresentada transparece a realidade que a mulher passa nas particularidades dos ambientes familiares.

“A encenação mostrou o que acontece nas particularidades das famílias, afastado do olhar da lei, e que isso venha a ser um fator importante para sensibilizar as pessoas e podermos dar a devida proteção e a devida importância às nossas mulheres no Brasil e congratulou a ação do Tribunal de Justiça pela iniciativa”.
Junia Lamonica Azevedo, moradora de Londrina de passagem pela Capital, interagiu com os atores e incentivou em todo momento para que a personagem agredida denunciasse as violências que recebia do marido.

“Faço um trabalho social com pessoas vítimas de situações como esta retratada na esquete teatral. Aconselhamos, ajudamos estas pessoas e e esse tipo de apresentação é muito bom para conscientização. Dá um impacto de ver essa violência apresentada. Acredito que muitos que estavam assistindo estão passando pela mesma situação e não falam”.

Dentre as ações da 8ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, que se estende até o próximo sábado (26), a esquete teatral ainda será apresentada na Feira Central de Campo Grande e no Shopping Norte-Sul, nos dias 23 e 26, respectivamente.

NÚMEROS

Uma pesquisa do instituto Datafolha mostra que, por hora, 503 mulheres foram vítimas no Brasil, em 2016. Isto posiciona o país como o 5º mais violento para mulheres na América Latina e Caribe.

O Estado de Mato Grosso do Sul não fica atrás. É reconhecidamente o 2º com mais casos de violência doméstica e familiar e o pior, Campo Grande é a capital com mais casos de Feminicídio, assassinatos de mulheres por conta de seu gênero. Para se ter ideia, de janeiro a meados de julho de 2017 houve 18 casos de feminicídios na Capital.

Durante todo o mês de agosto, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul integra a campanha Agosto Lilás, do Governo do Estado de MS, além das ações já programadas neste ano de 2017, da campanha “Mulher Brasileira” que busca conscientizar e erradicar toda forma de violência contra as mulheres.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights