28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

“Abril Verde” orienta à prevenção de doenças e acidentes de trabalho

- Publicidade -

“Abril Verde” orienta à prevenção de doenças e acidentes de trabalho

20/04/2018 09h36 – DouradosAgora

O Sistema Fiems, composto por Sesi, Senai e IEL, apoia o movimento “Abril Verde”, que mobiliza governo, empresas e sociedade civil para prevenção de doenças e acidentes de trabalho, e, para contribuir com essa campanha, a fachada do Edifício Casa da Indústria, localizado na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande (MS), ficará durante todo mês iluminada de verde. O mês de abril foi escolhido para promoção dessa ampla campanha em prol de ambientes de trabalho saudáveis em razão do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho ser comemorado no próximo dia 28.

O “Abril Verde” foi a forma encontrada para sensibilizar empregadores, trabalhadores, sindicatos e autoridades sobre os riscos e prejuízos de tais problemas, que atingem milhares de brasileiros a cada ano. De acordo com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a questão de segurança e saúde no trabalho ganha cada vez mais espaço na estratégia do setor industrial.

“Pesquisa do Sesi Nacional mostra que 71,6% das empresas dão alta atenção à saúde e segurança dos trabalhadores. O levantamento aponta que a importância dada ao tema está relacionada, sobretudo, à preocupação com o bem-estar do trabalhador, à maior conscientização das empresas e à prevenção de acidentes de trabalho”, ressaltou Sérgio Longen.

Essa relevância que o setor industrial dá ao tema se reflete na redução dos acidentes e doenças ocupacionais no Brasil, pois, dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda, apontam que o número de acidentes de trabalho por grupo de 10 mil profissionais caiu mais de 25% entre 2007 e 2016, passando de 137,8, em 2007, para 103,0, em 2016. Para apoiar as empresas em segurança e saúde no trabalho, as entidades do Sistema Fiems oferecem uma gama de soluções.

O Sesi, por exemplo, oferta serviços de consultoria e inteligência para ajudar na gestão de segurança e saúde no trabalho, enquanto o Senai desenvolve cursos técnicos na área. O presidente do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul), desembargador do trabalho João de Deus, parabenizou a Fiems pela iniciativa de iluminar o prédio que fica em uma das avenidas mais movimentadas de Campo Grande.

“É uma fora de chamar a atenção de quem passa pelo local para a importância da prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, afirmou João de Deus, completando que o movimento tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. “O objetivo maior é reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, mobilizando sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para os problemas que ocorrem no mundo do trabalho”, reforçou.

Segundo dados oficiais mais recentes, são registrados mais de 500 mil acidentes de trabalho por ano no Brasil, causando mais de 2 mil mortes por ano e retirando definitivamente do mundo do trabalho 37 trabalhadores por dia. Já dados do TRT/MS apontam que o número de mortes por acidentes de trabalho aumentou 72% em Mato Grosso do Sul em 2017, quando 38 óbitos foram registrados contra 22 em 2016. Além disso, só no ano passado 7.830 trabalhadores sofreram acidente de trabalho típico, de trajeto ou doenças ocupacionais, quase 5% a mais que no ano anterior, quando foram notificados 7.475 casos.

Sistema Fiems, composto por Sesi, Senai e IEL, apoia o movimento “Abril Verde”, que mobiliza governo, empresas e sociedade civil para prevenção de doenças e acidentes de trabalho

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-