28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

DOF homenageia 30 personalidades com medalha

- Publicidade -

DOF homenageia 30 personalidades com a medalha “Água da Fronteira”

Por:Da redação – 31/05/2016 13h52

A medalha “Águia da Fronteira”, a mais alta comenda concedida pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) a personalidades que contribuem para a melhoria da segurança pública na faixa de fronteira e com a valorização do órgão, neste ano será outorgada a 30 autoridades civis e militares. A solenidade de entrega da honraria será realizada nesta quarta-feira (1º), às 9 horas, no Teatro Municipal, em Dourados, e será presidida pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, que representa o governador Reinaldo Azambuja no evento.

A listagem dos homenageados com a medalha Águia da Fronteira foi publicada em decreto assinado pelo governador, que está na página 28 no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (31). Entre os homenageados estão o secretário de Segurança José Carlos Barbosa, o secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula, o secretário de Administração, Carlos Alberto de Assis, o superintendente de Segurança Pública, coronel Deusdete Oliveira Filho, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Edgard Júdice Teixeira, e o subcomandante, coronel Francisco Assis Ovelar, entre outras autoridades civis e militares.

A outorga da medalha integra as comemorações dos 29 anos de criação do Departamento de Operações de Fronteira, grupo especializado respeitado em todo o Brasil que hoje responsável pelas maiores apreensões realizadas no País, sendo inclusive com a Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) considerado pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) o cartão de visitas do programa Enafron (Estratégia Nacional de Fronteiras), do Governo Federal.

Sobre o DOF

Subordinado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o então GOF (Grupo de Operações de Fronteira) foi criado em 28 de maio de 1987, através da resolução 119/87, com o objetivo de realizar o policiamento de recobrimento na região da grande Dourados, combatendo crimes como o narcotráfico, tráfico de armas, furtos e roubos de veículos, de cargas e em propriedades rurais.

Inicialmente a sede do GOF era em Campo Grande, mas por conta da distância da área de atuação do grupo, em 1989 foi transferida para o município de Dourados. Naquela ocasião a missão do GOF era realizar o policiamento ostensivo itinerante na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Com a reestruturação da Sejusp no ano de 1996, no dia 15 de janeiro, por força do Decreto Estadual n.º 8.431, a denominação GOF foi substituída por DOF (Departamento de Operações de Fronteira). E em maio de 1999, por força de uma resolução, o DOF começou a atuar também na fronteira de Mato Grosso do Sul, com a Bolívia.

Integrada ao DOF está a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron), que foi criada em 28 de dezembro de 2006, por meio do Decreto Estadual n.º 12.218.

DOF homenageia 30 personalidades com medalha

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-