24.9 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Festival de Inverso de Bonito vai até domingo com diversas atrações

- Publicidade -

Festival de Inverno de Bonito vai até domingo com diversas atrações

Por: Da redação – 29/07/2016 17h37

O ‘Festival de Inverno de Bonito’ (FIB), que teve início na quinta-feira, segue até domingo (31). As atrações vão desde artistas regionais de várias gerações e espetáculos nacionais já consagrados, até debates, oficinas, exposições, peças teatrais, dança, circo e filmes focados na infância e atividades para a juventude. O FIB possibilitará repensar o passado, projetar o futuro e mergulhar na cultura do estado de MS.

Em 2016, o Festival de Inverno de Bonito terá em sua programação 83 atividades em várias áreas, sendo 62 realizadas por artistas locais e 21 por nacionais. Ao todo serão 410 pessoas envolvidas nas apresentações artísticas, sendo 311 de MS e 99 de fora do estado, entre artistas e equipe técnica. Na produção do festival estarão trabalhando 92 pessoas e a décima sétima edição do evento vai movimentar ao todo 502 pessoas, entre artistas, equipe técnica e produção.

Na música, misturam-se artistas de Mato Grosso do Sul com convidados de outros estados brasileiros. Destaque para a soberana Elza Soares, que do alto dos seus mais de 60 anos de serviços prestados a cultura brasileira, vem ao festival comandar um dos shows mais premiados do cenário musical do país, “A Mulher do Fim do Mundo”.

Destaque também para o turbinados Nação Zumbi. A banda relembra o Afrociberdelia, último disco gravado com o general Chico Science há 20 anos que pôs Pernambuco no mapa da música brasileira nos anos 1990. São várias as tendências musicais presentes este ano no FIB, desde o sertanejo pop fronteiriço do quarteto feminino Barra da Saia, até o instrumental refinado dos gaúchos Renato Borghetti e Yamandu Costa. Mas a diversidade e a qualidade também estão presentes nas atrações de MS, desde a banda Curimba, passando pelo O Santo Chico, até os regionalistas universais Leo Goiano e Girsel da Viola, a Orquestra Filarmônica Jovem do Pantanal e os músicos foliões da Orquestra Vai Quem Vem.

O FIB também contempla a estética contemporânea do teatro, do circo e da dança, reveladora da riqueza cultural, do potencial criativo dos artistas brasileiros e das expressões da cultura popular do Mato Grosso do Sul. Algumas atrações foram criadas sob medida para o FIB. É o caso de “Poropopó Varietê” que reúne integrantes dos grupos Circo do Mato, Circo Le Chapeau e Cia Simbiose especialmente para o festival. Vale o enfoque sensível de algumas peças como o musical “Gaia A Mãe Natureza”, um misto de commedia dell’arte, da contação de história, da palhaçaria clássica e de técnicas circenses, e “Uma Moça da Cidade”, que conta a saga de uma jovem do interior que se aventura na cidade grande em busca de seus sonhos e amores.

O público vai poder conferir a fraternal “Dança Circular” onde todos formaram uma grande roda para uma vivência artística reveladora e surpreendente comandada pelas campo-grandenses Roberta Siqueira e Franciella Cavalheri. Será possível conferir o espetáculo de dança “Cidade”, dos veteranos do Núcleo OMSTRAB (SP). Muito esperado também o inusitado e cativante espetáculo paulistano “Um Café da Manhã”, baseado em acrobacias aéreas com a dupla Ana Coll e Kadu Mendes. A peça “Vila Tarsila”, que revisita a infância da célebre artista plástica, é outro ponto alto da programação do FIB 2016.

O festival também conta com uma mostra de cinema que revela a infância e o seu meio ambiente, com produções audiovisuais focadas na cultura da criança e sua relação com o meio em que transita. Estão programados os seguintes filmes: “A Poeira/MS”, “Cordilheira de Amoras II/MS”, “Escola das águas: O desafio pantaneiro/SP”; “Nham-Nham: A criatura/MS”, “Mitã/MS”, “O menino e o mundo/SP” (concorrente do Oscar em 2016 na categoria animação); “A Princesa Pantaneira/MS” e “O Menino no Espelho/SP”. No domingo (31.07), haverá uma mesa redonda (A Criança e Seu Meio Ambiente no Cinema) com os diretores dos curtas-metragens produzidos em MS.

Haverá ainda um leque de atividades para quem está iniciando ou desenvolvendo formação em artes ou busca ter uma experimentação rica, desde oficinas com técnicas circenses para crianças e adolescentes; contação de histórias para professores, arte educadores, estudantes de teatro e guias de turismo; dança de rua para bailarinos adolescentes e jovens; artes plásticas para crianças; audiovisual e protagonismo juvenil para skatistas a partir de 14 anos, em que a prática esportiva será ensinada e estimulado a produção de vídeos específicos para este universo do skate.

Confira a programação para este fim de semana

SÁBADO (30.07)

8h às11h e 14h às 17h
Oficina
Contação de história

9h às 11h e 14h às 16h
Oficina
Relendo a obra de Humberto Espíndola

9h às 11h
Oficina
Dança de rua

9h às 22h
Espaço Literatura

9h às 22h
Exposição de Artesanato
Brasil, Mato Grosso do Sul e Bonito

9h às 22h
Exposição Artes Plásticas
Série Divisão de Mato Grosso Humberto Espíndola
Mostra coletiva dos artistas de Bonito

9h às 22h
Tenda dos Saberes Indígenas
Planetário Céu Guarani

10h
Teatro Infantil
Gaia, a Mãe Natureza – Grupo Casa/MS

14h às 16h
Mostra de Cinema
A Infância e Seu Meio Ambiente
Nham-Nham: A criatura/MS
Mitã/MS
O Menino e o Mundo/SP

14h às 19h
Oficina
Skate – Produção Audiovisual e Protagonismo Juvenil

15h
Mesa Redonda
Território, Protagonismo e Inovação com Alemberg Quindins e Paulo Boggiani

16h30
Cortejo Musical
Vai Quem Vem/MS

17h
Passeio
Night Bike – trilha cultural

17h
Teatro
A moça da cidade/MS

18h
Circo
Um café da manhã/MS

20h
Show
Banda Curimba/MS

21h
Show
Elza Soares/SP

DOMINGO (31.07)

8h às 11h
Corrida de Inverno

9h às 11h e 14h às 16h
Oficina
Relendo a obra de Humberto Espíndola

9h às 22h
Espaço Literatura

9h às 22h
Exposição de Artesanato
Brasil, Mato Grosso do Sul e Bonito

9h às 22h
Tenda dos Saberes Indígenas
Planetário Céu Guarani

9h às 22h
Exposição Artes Plásticas
Série Divisão de Mato Grosso Humberto Espíndola
Mostra coletiva dos artistas de Bonito

14h às 16h
Mostra de Cinema
A infância e seu meio ambiente
A princesa pantaneira/MS
O menino no espelho/MG

16h
Cinema
Mesa Redonda
A criança e seu meio ambiente no cinema com os diretores dos curtas metragens produzidos em MS

16h30
Cortejo Musical
Vai Quem Vem/MS

17h
Dança
Dança Circular/MS

18h
Mostra Audiovisual
Protagonismo juvenil – Campeonato de Skate com première de vídeo

18h
Dança/teatro infantil
Vila Tarsila/SP

19h
Show
Leo Goiano e Girsel da Viola/MS

20h
Show
Renato Borghetti/RS e Yamandu Costa/RS

Mais informações sobre o FIB no site http://festivaldeinvernodebonito.com.br/

Festival de Inverso de Bonito vai até domingo com diversas atrações

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights