30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

IBGE registra 69.196 estabelecimentos no censo agro MS

- Publicidade -

IBGE contabiliza 69.196 estabelecimentos no censo agro MS

Instituto que realiza pesquisa desde outubro do ano passado divulgou nota informando que no Estado índice superou previsão

05/03/2018 10h56 – Por: Elvio Lopes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou ontem, por meio de nota da direção nacional, o balanço do Censo Agropecuário realizado em Mato Grosso do Sul, onde o índice superou em 6,1% as previsões de visitas aos estabelecimentos rurais no Estado.

Os recenseadores completaram a coleta no MS em 69.136 estabelecimentos agropecuários, superando os 65.127 inicialmente estimados. No País, o IBGE contabilizou, até dia 28 de fevereiro, 93,6% da coleta realizada e 4.918.593 de estabelecimentos agropecuários recenseados, de um total de 7,2 milhões de endereços, dois milhões a mais do que o projetado.

O presidente do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, explicou que o superávit registrado entre o número de visitas estimado é resultado da atualização de cadastro, excluindo os endereços que não caracterizam um estabelecimento agropecuário e incluindo outros que foram identificados e que não constavam da lista inicial levantada pelo instituto.

Segundo Olinto, o número obtido em Mato Grosso do Sul foi comemorado pelo IBGE, principalmente porque o Estado foi um dos mais atingidos por dificuldades provocadas pelos fatores climáticos decorrentes das chuvas. “Nosso objetivo inicial foi atingido. Tanto é que o cronograma de divulgação dos primeiros resultados está mantido para o mês de julho”, informou.

Com a divulgação do resultado final do Censo Agro, o IBGE vai mostrar o perfil do produtor rural por sexo, idade, cor ou raça, alfabetização e escolaridade, utilização das terras, efetivos da pecuária, produção animal e vegetal, a forma de obtenção das terras, as práticas agrícolas utilizadas no estabelecimento, entre outras atividades realizadas em campo.

Na reunião realizada em 30 de janeiro, na sede do IBGE em Campo Grande, o chefe do escritório local, Mário Alexandre de Pina Frazetto havia reunido técnicos do instituto e dos órgãos parceiros para divulgar o resultado parcial do Censo Agro no Estado, quando já havia sido registrada a coleta de 55.982 estabelecimentos, que representavamm 85,96% do total das 65.127 propriedades rurais produtivas estimadas em Mato Grosso do Sul.

O presidente do IBGE afirma que a meta inicial foi atingida, uma vez que os cerca de 19 mil recenseadores envolvidos na operação censitária visitaram 7,2 milhões de endereços para identificar a existência ou não dessas propriedades. “Passamos agora por uma fase de ajuste fino, com a apuração dos dados coletados e a crítica deles. Além disso, a coleta ainda permanece em algumas regiões, especialmente aquelas onde fatores climáticos afetaram seu andamento e nas áreas de difícil acesso, o que já era esperado pelo IBGE”, explica.

A crítica dos dados é uma análise sobre a coerência entre as informações coletadas. Em alguns casos, é preciso voltar ao estabelecimento e reaplicar o questionário.

Segundo o gerente do Censo Agropecuário, Antônio Florido, as unidades da federação mais afetadas pelos fatores climáticos foram Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. Há, ainda, as áreas indígenas, cujas visitas ocorrem com a intermediação da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Recenseadoras durante visita a uma propriedade rural para o Censo Agro 2017, realizado pelo IBGE FOTO: DIVULGAÇÃO

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-