15.5 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Levantamento aponta que só 35 de 208 viaturas atendem aldeias

- Publicidade -

Levantamento aponta que só 35 de 208 viaturas atendem aldeias –

De acordo com o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS) o próximo passo é identificar as irregularidades no setor para que toda a comunidade indígena volte a receber o atendimento necessário

Por: Douradosagora – 03/05/2016 08h51

Levantamento em contratos e demandas da saúde em Mato Grosso do Sul apontam que apenas 35 de um total de 208 viaturas estão em condições de atender as aldeias de todo o estado.

De acordo com o coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS), Lindomar Ferreira, que se reuniu ontem com técnicos do Ministério da Saúde de Brasília, o próximo passo é identificar as irregularidades no setor para que toda a comunidade indígena volte a receber o atendimento necessário.

“Esses dados confirmam o número de denúncias feitas pela comunidade e o descaso das gestões anteriores com a saúde indígena do estado. É inadmissível ter o estado com a segunda maior população do Brasil com o menor orçamento. O nosso objetivo a partir de agora é trabalhar para que todos os indígenas de Mato Grosso do Sul tenham um atendimento digno”, afirma.

Em menos de um mês ocupando o cargo de coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI/MS), Lindomar Ferreira, visitou diversas aldeias do estado para ouvir as reivindicações dos caciques e da comunidade indígena para tentar resolver o problemas da saúde e o atendimento dentro das aldeias.

Vacinação

No dia 30 de abril, Lindomar esteve presente na solenidade que deu início ao mês de vacinação dos povos indígenas do Brasil. A cerimônia de abertura foi realizada na aldeia Ypegue, em Aquidauana, em Mato Grosso do Sul. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação dos indígenas, incluindo os que vivem em áreas remotas.

Para realizar a mobilização em lugares tão distantes dos grandes centros e muitas vezes isolados, o Ministério da Saúde está investindo mais de R$ 4 milhões, incluindo recursos para: logística, transporte e imunobiológicos (SVS). Mais da metade da equipe envolvida na vacinação são agentes indígenas de saúde e de saneamento. Também participarão profissionais que integram as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal.

Todos os 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) do Brasil vão receber a força-tarefa para imunizar cerca de 120 mil indígenas que vivem em aldeias de todo o País. Até o término da ação, mais de três mil profissionais terão a disposição 202 mil doses de diferentes vacinas.

O próximo passo é identificar as irregularidades no setor para que toda a comunidade indígena volte a receber o atendimento necessário.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

Extrato de Contrato

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights