18.4 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mais de 139 mil estudantes fazem provas do Enem em MS

- Publicidade -

Por: Marcos Morandi/ O Progresso – 05/11/2016 07h01

Hoje e amanhã, 139.637 candidatos estão aptos a realizarem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso do Sul. Em todo o Brasil, o Enem 2016 tem 8.627.195 candidatos inscritos.
Os portões dos locais de aplicação do exame abrem às 11h e fecham ao meio-dia, nos dois dias. As provas começam 30 minutos depois que os portões forem fechados.

De acordo com informações da Agência Brasil, o horário aplicado em Mato Grosso do Sul é o mesmo em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins.

A duração do exame no primeiro dia de prova é de 4 horas e 30 minutos. No segundo, 5 horas e 30 minutos. O local de prova consta no Cartão de Confirmação da Inscrição.

Os candidatos precisam ficar atentos aos horários, para evitar qualquer tipo de transtorno.
Devido as ocupações de várias escolas públicas em alguns estados, candidatos terão que fazer as provas em outras datas. A única exceção em MS, por enquanto, fica por conta dos 488 inscritos que fariam a prova nos bloco I, II e auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), em Paranaíba. O prédio da Instituição foi tomado por alunos em protesto contra o governo federal.

No prédio da Uems de Paranaíba, o horário não mudou, mas a data é outra. A prova será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro, assim como ocorrerá em outros 303 locais em todo o Brasil. Ao todo, são 191.494 estudantes afetados pelas ocupações.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para fazer as provas, os candidatos precisam apresentar um documento com foto e utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. O Inep recomenda que cada candidato leve o Cartão de Confirmação da Inscrição, já que este tem todas as informações importantes.

A expectativa da maioria dos participantes, que neste sábado farão as primeiras provas do Enem 2016, é a de conseguir ingressar no ensino superior público ou privado utilizando as notas nos processos seletivos dos programas do Ministério da Educação(MEC) como o Sistema de Seleção Unificada – SISU, Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os processos seletivos destes programas utilizam as notas para conceder bolsas de estudos, vagas e financiamentos para cursos de graduação de nível superior.

Preparação

Em Dourados, as escolas que oferecem cursos preparatórios para o Enem, concentraram esforços nos últimos dias para garantir tranquilidade aos candidatos.

Segundo o professor Jaime Feng, coordenador pedagógico da Escola Delphos, durante esta semana foram realizadas aulas especiais, com a finalidade de orientar mais de 400 alunos em relação ao conteúdo e também aos procedimentos de cada um antes e durante as provas.

Na avaliação do professor Márcio Jorge Manoel Pinto, orientador do Curso Pré-Vestibular da Escola Imaculada Conceição, ontem, as atividades foram voltadas para para o relaxamento mental dos estudantes da instituição que estarão realizando o Enem. “Agora é o momento dos candidatos ficarem tranquilos”, explica o professor, ressaltando a importância do controle emocional durante as provas.

Ontem, as atividades foram voltadas para o relaxamento mental dos estudantes na escola ImaculadaFoto: Hedio Fazan

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights