27.1 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MPT determina reforço em campanha contra benzeno em MS

- Publicidade -

Frentistas da Capital e interior estariam resistindo à lei e ao cuidado de não abastecer acima do limite, para evitar doenças como o câncer

Por: Douradosagora – 05/05/2016 13h12

Por orientação do Ministério Público do Trabalho, a campanha “”Não passe do limite – Complete o tanque só até o automático” será intensificada nos postos de combustíveis de Mato Grosso do Sul. O Sinpospetro/MS (Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Mato Grosso do Sul) reforça, a partir desta semana, a distribuição de panfletos educativos voltados principalmente para frentistas que ainda não se conscientizaram devidamente sobre os perigos do benzeno à saúde humana.

“Temos feito esse trabalho na Capital e interior, mas infelizmente temos observado que nem todos os nossos trabalhadores se conscientizaram sobre a importância dessa campanha. Sobre a importância de não passarmos do limite na hora de abastecer”, afirmou Gilson Sá, presidente do Sinpospetro/MS, que determinou o reforço da campanha em todo Estado.

Essa campanha está alicerçada na Lei Estadual Nº 4.574, de 24/09/2014, que dispõe sobre a condição de abastecimento de veículos automotores, proibindo abastecimento após acionado a trava automática de segurança das bombas.

Diretores do Sinpospetro/MS estão percorrendo postos de combustíveis para conversar com consumidores e frentistas para explicar que o derramamento do combustível, excedente no tanque, no solo e sua evaporação no ar também causam riscos ao meio ambiente com a contaminação do lençol freático. Além disso, prejudica a qualidade do ar e a saúde de quem o inala.

CAMPANHA

A campanha “Não passe do limite – Complete o tanque só até o automático” para reduzir a exposição de frentistas e consumidores ao benzeno, foi lançada em 2014 Pelo Fórum de Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho no Mato Grosso do Sul (FSSHT/MS) com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho (SRTE/MS), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e Sinpospetro/MS entre outras entidades integrantes do Fórum.

A Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, entidade à qual o Sinpospetro/MS é filiado, também apoia essa campanha de saúde pública. “Iniciativas como essa, que visa a saúde e o bem-estar dos nossos trabalhadores em geral, têm nosso total apoio. Esperamos mesmo que possamos mudar essa cultura de encher o tanque até à boca, como normalmente é feito nos postos. O consumidor também precisa se conscientizar e impedir isso, pelo bem da saúde de todos”, afirmou Idelmar da Mota Lima, coordenador da central em MS.

A intoxicação por benzeno, por inalação de gases ou aspiração de formas líquidas, pode causar bronquite, dificuldades respiratórias e até bronquiolites irritativas graves, com hemorragia, inflamação e edema pulmonar, podendo levar à morte. O cérebro e o fígado também podem ser atingidos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) inclui o benzeno em sua lista de produtos cancerígenos.

Gilson Sá alerta também que abastecer o tanque “até a boca” também prejudica o automóvel. O combustível excedente é armazenado no canister, dispositivo feito para absorver vapores gerados durante o processo de abastecimento. Quando o canister entra em contato com combustível na forma líquida, ocasiona falhas no motor, risco de queima da bomba de combustível, danos à pintura e desperdício.

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights