30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Showtec começa com destaque para tecnologia sustentável

- Publicidade -

Showtec começa em Maracaju com destaque para tecnologia sustentável

17/01/2018 13h57 – Por: Da redação

Nos últimos 40 anos, a área plantada no Brasil cresceu em 54% e a produtividade subiu 300%. No Mato Grosso do Sul, a área teve aumento de 2% nos últimos 30 anos, com aumento da produtividade em 20%. “Esse resultado é fruto do trabalho não apenas das instituições de pesquisa, mas das empresas que geram produtos e serviços, dos produtores rurais que investem cada vez mais em uma produção tecnológica e sustentável e de toda a sociedade”, apontou o presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, durante a abertura de mais uma edição do Showtec na manhã desta quarta-feira (17), com a presença de produtores rurais, lideranças do setor e autoridades.

A feira abre nacionalmente o calendário de eventos do agronegócio e traz aos participantes uma programação com novidades no mercado agrícola e pecuário, com exposição de tecnologias, palestras técnicas, debates e visitas a campo. O evento é gratuito e segue até sexta-feira (19), em Maracaju.

Durante a abertura do evento, Luciano Mendes ressaltou a importância da disseminação do conhecimento e de novas tecnologias para o setor. “Nosso desafio é ir além, diante da demanda crescente por alimentos, em função do aumento populacional. Precisamos seguir produzindo mais com menos, focados na sustentabilidade. O produtor que utiliza técnicas modernas de plantio direto e pratica uma agricultura eficiente trabalha também na preservação do meio ambiente.

O presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, afirmou que o setor ainda precisa dobrar, nos próximos 40 anos, sua produção para atender a previsão da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO, de crescimento populacional. “Precisamos enfrentar nossos gargalos. Um deles é a falta de sucessão familiar. Nossos principais gestores já estão próximos aos 60 anos e ainda sem sucessores. Nossa comunicação, infelizmente, não tem sido favorável porque desconhece o trabalho efetuado pelo setor agropecuário. Temos que levar ao conhecimento da sociedade nossos resultados. O nosso Pantanal tem 86% de sua vegetação nativa preservada e isso graças ao cuidado do homem pantaneiro.

O avanço tecnológico do setor também foi pontuado pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, na abertura. “O IBGE já apontou previsão que de todos os estados produtivos, o nosso poderá ser o único com aumento de área plantada e crescimento em produtividade. Isso é um ganho da pesquisa e trabalho que entidades como a Fundação MS faz. Tivemos a expansão de fronteiras agrícolas a regiões antes remotas e isso se deve a pesquisa e ao trabalho desenvolvido em parcerias com os órgãos governamentais.

O superintendente do Sicredi Brasil Central, Celso Figueira, apontou, durante a abertura, a necessidade de se investir no agronegócio, na difusão de tecnologias. “O patrocínio financeiro não é focado apenas em resultados econômicos para as instituições que investem no setor, mas em agregar renda ao produtor rural e a comunidade”, disse.

Neste ano, o Showtec prevê em sua programação discussões sobre gestão e inovação no Agro, por meio de um painel específico com palestras e debates sobre sistemas de gestão aplicados ao agronegócio, e também sobre gestão e riscos dentro do setor. Os desafios dos sistemas produtivos também serão discutidos, com abordagens sobre o impacto fitossanitário dos cultivos sucessivos e riscos agronômicos na agropecuária.

Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o evento contará ainda com painéis sobre pesquisas relacionadas aos sistemas sustentáveis de produção. A programação técnica acontece no estande da Embrapa. Ao longo do evento pesquisadores e analistas da Embrapa estarão no local, à disposição do público para diálogo tecnológico. Ao todo serão realizados sete painéis envolvendo várias instituições do agronegócio e com temas relacionados à sustentabilidade da produção agropecuária, com ênfase no tema Carbono Zero.

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta, ainda, com o apoio do Sicredi, A Granja, Agrisus, Embrapa, Fundems, Semagro, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Maracaju.

Showtec começa com destaque para tecnologia sustentável

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-