22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Superlotação obriga Cartório Eleitoral atender por agendamento a partir do dia 1

- Publicidade -

Prazo para a emitir ou regularizar o título de eleitor termina em maio

23/02/2018 06h30 – Valéria Araújo

O Cartório Eleitoral de Dourados vai passar a atender por meio de agendamento. A medida começa a valer a partir de 1º de março e o horário só poderá ser marcado pela internet, em um site disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado.

De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Dourados, Conrado Rezende, o objetivo é otimizar o atendimento distribuindo melhor os horários e evitando as filas. “Hoje existe um pico de movimento nas primeiras horas de atendimento, o que faz com que as pessoas permaneçam muito tempo esperando.

Muitas delas chegam a faltar no trabalho. Por outro lado, no final da tarde, o fluxo diminui drasticamente. Com o horário agendado, o eleitor pode se programar durante o dia e além disso evita enfrentar filas”, explica.

Outra vantagem, segundo Conrado, é que ao otimizar os horários, o Cartório poderá estender os serviços a um número maior de eleitores. “Hoje são feitos em média 160 atendimentos diários. Com o agendamento, esse número poderá a chegar a 221 porque os horários serão melhor distribuídos entre as 12h e as 17h50”, conta.

Além de Dourados, outras quatro cidades aderiram ao agendamento: Ponta Porã, Campo Grande, Ivinhema e Três Lagoas.

Senhas extras

Em Dourados, 60 senhas preferenciais serão distribuídas inicialmente para aqueles eleitores sem acesso a internet como aqueles que residem nos distritos.

Serviços

A reserva do atendimento tem que ser feita para todos os tipos de serviços, como primeiro título, 2º via, transferência e cadastramento biométrico. Basta preencher alguns dados pedidos na página eletrônica.

Título eleitoral

Segundo Conrado, como o prazo final para emitir e regularizar o título eleitoral termina em 9 de maio, o eleitor precisa buscar o agendamento o quanto antes para conseguir votar nas eleições deste ano. Esse serviço voltará a ser realizado após as eleições desse ano, em novembro.

Biometria

O eleitor de Dourados tem, no mínimo, até 2020 para realizar o recadastramento biométrico, sendo que o Tribunal Superior Eleitoral pode prorrogar ainda mais esse prazo inicial. No entanto, a procura é grande no cartório. Segundo Conrado, até ontem, 21.081 eleitores já tinham feito a biometria em Dourados de um total de 153 mil.

SiteO site para o agendamento dos serviços do Cartório Eleitoral é – clique aqui para conferir

Marcos RibeiroEleitores de Dourados lotam o Cartório Eleitoral para regularizar o título e fazer a biometria. Medida fez com que fosse implantado o agendamento eletrônico, que passa a valer no dia 1º de março  desse ano

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-