16.1 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Especialista alerta para o mau uso do ar-condicionado

- Publicidade -

Alerta

O calor intenso sentido neste começo de verão tem feito o aparelho de ar-condicionado voltar à ativa.

Entretanto, antes de utilizá-lo, o consumidor deve ficar atento a alguns cuidados.

Sem uma manutenção adequada, o uso do ar-condicionado pode provocar diversas doenças respiratórias, alerta o médico pneumologista Antônio Carlos Lemos.

“Deve-se limpar o aparelho com frequência para evitar a acumulação de sujeira e a consequente transmissão de ácaros, bactérias e vírus”, salienta o especialista.

Segundo o médico, o mau uso do aparelho doméstico pode agravar o estado de saúde de quem já possui problemas respiratórios, como asma, rinite e sinusite.

Em casos de instalação de ares-condicionados centrais, como é comum em empresas e locais de grande circulação de pessoas, Lemos alerta que o risco é ainda maior.

“Este tipo de aparelho pode propagar a bactéria Legionella, que causa pneumonia grave”, informa.

Para salientar o risco a que a população corre, ele relembra o caso do ministro Sérgio Motta, que faleceu em 1998 vítima de uma infecção pulmonar causada pela bactéria.

Prevenção

Para evitar danos à saúde, o ideal é limpar o filtro do aparelho de ar-condicionado todo mês, explica a proprietária da JTS Refrigeração, empresa especializada em ares-condicionados, Consuelo Rocha.

“Deve-se puxar o filtro e fazer a higienização com água e detergente neutro”, ensina.

São vários os benefícios do simples ato de limpar o filtro do ar-condicionado.

“Além de prevenir doenças, aumenta a vida útil do aparelho e diminui o gasto com energia elétrica”, conta Consuelo.

Porém, o cuidado não está apenas no alcance doméstico e a população deve recorrer a profissionais especializados na manutenção.

Ela explica também que uma outra higienização, mais profunda, deve ser realizada no mínimo uma vez ao ano por uma empresa especializada.

Monitoramento

Já quem não utiliza o ar-condicionado com frequência, segundo ela, necessita realizar periodicamente alguns ajustes, como a regulagem do aparelho e a aplicação de um anticorrosivo no compressor do ar-condicionado.

“Se ficar muito tempo sem uso, o salitre pode corroer o compressor e o ar-condicionado não funcionar. Principalmente em uma cidade com muito salitre, como Salvador”, afirma.

Em empresas, a manutenção deve ser realizada mensalmente por especialistas, de acordo com Lemos.

“Os funcionários devem exigir que a empresa possua um contrato de manutenção periódica dos aparelhos de ar-condicionado”, informa o pneumologista Antônio Lemos.

Ele afirma ainda que a fiscalização dos contratos deve ser exercida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da instituição.(A Tarde Online)

Veja também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-
Verified by MonsterInsights