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Menos procurada no inverno, natação traz benefícios a quem sofre de problemas cardiorrespiratórios

 
Por ser praticada dentro d'água, a natação tem uma vantagem: por sentir menos o seu próprio peso, não cansa tão rápido
Foto:  Guto Kuerten Por ser praticada dentro d'água, a natação tem uma vantagem: por sentir menos o seu próprio peso, não cansa tão rápido
Foto: Guto Kuerten

Corpo

Confira dicas de uma professora para a prática do esporte no frio

Se os exercícios físicos em geral já não são tão procurados no inverno, que dirá de um que é praticado dentro d'água. Além de trabalhar a resistência, flexibilidade e força do corpo, a natação é dos esportes que mais auxiliam pessoas que sofrem de problemas respiratórios, típicos dos dias frios.

Segundo a professora Alessandra Maria Scarton, do Parque Esportivo da PUCRS, o esporte exige uma necessidade de expansão torácica e de expiração forçada (pelo nariz) quando a cabeça está imersa.

Por ser uma atividade que exige muito da condição cardiorrespiratória do sujeito, ela trabalha melhor a musculatura respiratória e necessita das vias aéreas mais livres para que ocorra a troca gasosa — explica Alessandra.

Os benefícios e os cuidados da prática no frio

Quando realizada no inverno, a natação traz muitos benefícios e sensações diferentes quando comparada com o verão. O primeiro aspecto, destacado pela professora de natação, é a facilidade de aquecimento, que ocorre dentro d'água, devido a termorregulação acontecer de forma diferente.

O praticante, em menos tempo, está preparado para a atividade física, havendo também uma diminuição do risco de lesões causadas pelo frio, ou melhor, pela falta de aquecimento em determinadas articulações.

Mas é preciso estar atento a alguns cuidados com a prática no inverno. A professora sugere que as pessoas sempre se agasalhem ao sair da piscina — com toalhas, roupões, camisetas — que tomem banho quente, mas com o cuidado de não causar um choque com a temperatura externa.

Mesmo que esteja sentindo calor, é obrigatório se agasalhar ao sair para áreas externas. Também é importante secar bem os cabelos, proteger os ouvidos — visto que a água que ali permanece pode causar otite se entrar em contato com o vento da rua.

Mais do que tudo mantenha a saúde em dia através de uma alimentação saudável e sono adequado e estresse controlado, visto que estes sim são fatores fundamentais para que a imunidade esteja alta — aconselha Alessandra.

Por ser praticada dentro d'água, a natação tem uma vantagem: por sentir menos o seu próprio peso, não cansa tão rápido. Além disso, evita sofrer elevação da freqüência cardíaca e da pressão arterial. O ambiente aquático também propicia uma grande diminuição do peso corporal, garante a professora.

Postura

A professora alerta, porém, que pessoas que possuem desvios posturais devem ter mais cuidados durante a prática. É importante mencionar o desvio ao professor, para que ele possa direcionar as atividades cuidando para não reforçar as curvaturas patológicas e/ou retificações.

Este cuidado só trará benefícios aos praticantes, visto que a natação é bastante indicada para este tipo de problema, como um exercício que pode melhorar o alinhamento e estabilidade do indivíduo, além de possibilitar um reforço muscular salutar para as suas atividades de vida diária — afirma Alessandra.(BEM-ESTAR)

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